You are currently viewing Aprendendo com as diferenças

Aprendendo com as diferenças

Olá! Você já observou sua aparência física? Quando nascemos, somos parecidos com os nossos pais, avós e outros pessoas da família. Com quem você se parece? Você valoriza suas características físicas?

Cada pessoa tem características próprias, por isso é muito legal saber que somos diferentes. O importante é perceber essas diferenças e aprender a conviver respeitando cada um na sua diferença!

Atividade 1

Você conhece a fábula “A raposa e a cegonha”? Quais são as características físicas desses animais? O que você pensa que vai ocorrer nessa história? Converse com uma pessoa da sua família sobre essas questões.

“A Raposa e a Cegonha” – Bia Bedran – Canal: Sounds Brasil – Link: https://www.youtube.com/watch?v=ZkcjRBWunRs

Atividade 2

Você adivinhou as características físicas dos animais? O que você pensou que iria ocorrer aconteceu na história que você ouviu? Converse com a sua família sobre suas hipóteses e o que aconteceu com a raposa e a cegonha.

Atividade 3

Você tem amigos? Reconte a fábula para um deles. Grave um áudio para o WhatsApp e envie, com a ajuda da sua família.

Lembre-se: estamos no isolamento social, proteja você e seu amigo!

Atividade 4

Para saber mais sobre como aprender com as diferenças, acesse o link e assista ao vídeo:

“Bullying não! Ser diferente é normal!” – Canal da Charlotte – Link: https://www.youtube.com/watch?v=Oi3K9KDt_FY

Atividade 5

Imagine que, ao retornar para a escola, sua turma recebeu um colega novo, que ainda não brinca com os outros no recreio. Desenhe o que você faria para acolher esse colega.

ComponentesHabilidades 
Língua Portuguesa(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF12LP04-E) Representar, por meio da linguagem não verbal, a compreensão do texto lido.
História (GO-EF01HI04-A) Conhecer e refletir sobre a diversidade étnica, social e cultural de sua origem e de outras crianças, valorizando a importância da convivência entre os diferentes, respeitando as pessoas como elas são, independentes de sua etnia, raça, cor ou religião. 

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.