Você já sentiu uma vontade enorme de comprar alguma coisa que quer muito? Quando passamos por isso, o melhor é acalmar o coração, respirar fundo e analisar toda a situação.
A Educação Matemática traz conhecimentos que nos ajudam a refletir sobre a maneira mais acertada de lidar com o dinheiro.
Assista ao vídeo abaixo “Eu vou levar”, postada no Youtube pelo Canal Banco Central do Brasil e perceba o que aconteceu com o personagem que comprava sem pensar.
Você reconhece, em sua própria vida, alguma situação parecida com a apresentada nesse vídeo? Pode ser com qualquer outro produto que você já quis comprar.
Registre no caderno a diferença entre a necessidade e o desejo de comprar. Exemplifique.
Além de pensar nos critérios de necessidade e prioridade, também é preciso refletir acerca de mais dois elementos, quando o assunto é utilizar bem o dinheiro: a quantidade de dinheiro que gastamos para sobreviver (custo de vida) e a quantidade de dinheiro que recebemos (renda).
Vamos investigar mais sobre isso? CLIQUE NO LINK AZUL ABAIXO:
https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2020/202002cestabasica.pdf
No texto, a DIEESE publicou uma pesquisa muito interessante. Registre no caderno os seguintes dados:
- Qual é o assunto tratado no texto?
- Qual o valor necessário para a sobrevivência de uma família de 4 pessoas? Qual é a diferença entre o salário mínimo real e o valor que o DIEESE afirma ser preciso que um trabalhador receba?
- Qual é o assunto apresentado na tabela da segunda página?
- Quais informações do custo de vida estão presentes na tabela?
- Quais capitais brasileiras têm o maior custo da cesta básica? E o menor?
- Encontre a relação entre custo da cesta básica e o tempo de trabalho. Em qual das capitais é necessário trabalhar mais tempo para ter acesso a uma cesta básica?
Para finalizar essa jornada de descobertas a respeito do uso adequado do dinheiro, do custo de vida e da renda, abra o link abaixo. Veja que o Governo Federal está propondo ajuda financeira para esse momento de distanciamento social, necessário para a proteção da sociedade frente à situação de contaminação pelo coronavírus.
https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/03/27/quem-deve-ter-direito-e-como-deve-funcionar-o-auxilio-de-r-600-para-trabalhadores-informais.ghtml
Reflita acerca do valor do auxílio financeiro do Governo Federal. Analise os valores do custo da cesta básica nas diferentes capitais e faça uma relação. Escreva no seu caderno a respeito das conclusões que você chegou.
Excelente jornada de investigação, hein? Até a próxima!!
Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – 8º e 9º