Olá! Como vocês estão conduzindo suas leituras? A forma como você lê, melhora a compreensão tanto dos significados das palavras como de todo o texto. É por meio da leitura que descobrimos e até vivenciamos várias experiências. Então veja algumas possibilidades de ler de maneira divertida e muito eficaz. Vamos começar nossa atividade?
ATIVIDADE 1:
Assista o vídeo do link abaixo e realize a atividade proposta:
Agora converse com sua família como foi a escolha do seu nome e faça uma escrita em seu caderno falando um pouco sobre você. Leia o seu texto para uma pessoa que você considera importante na sua vida.
ATIVIDADE:2
Para essa atividade você vai assistir o vídeo do link abaixo:
Após assistir o vídeo sugerido, vimos que cada pessoa tem o seu seito de ser e devemos respeitar cada um com as suas diferenças. Faça uma reflexão sobre o que você ouviu. E aí, você já conhecia essa música?
A música que você ouviu ´no vídeo confirma o que você pensa sobre as diferenças entre as pessoas?
Faça uma roda de conversa com sua família sobre o tema – respeito às diferenças. Reflita sobre diversidade e mostre para sua família as diferenças na própria família e entre as pessoas que vocês conhecem.
Expresse o que você pensa sobre o assunto, para que a sua família conheça seus pensamentos e sentimentos em relação ao outro.
ATIVIDADE 3:
Nessa atividade você vai acessar o link e fazer a leitura do texto “Cidadania – Resgatando valores”:
https://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=4628
Em seguida realize as atividades propostas nos links abaixo:
https://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=4628
https://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=4628
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas: Espaço de vivência e sociabilidade Identidade, ancestralidade e alteridade Temporalidades: passado e presente/ semelhanças e diferenças Grupos sociais Fontes e documentos históricos Diversidade social e cultura.Escuta atenta: Desenvolvimento da escuta atenta para melhoria da comunicação e da interação com o grupo Desenvolvimento do senso crítico após escuta atenta.Compreensão em leitura: Letras de canção e cantigas: situação comunicativa, finalidade e o tema/assunto do texto Linguagem não verbal |
Habilidades | (GO-EF02HI01-A) Compreender o significado, a ancestralidade do seu nome e sobrenome como construção de sua própria identidade e da identidade dos outros, comparando as semelhanças e diferenças entre ambas. (GO-EF02HI01-B) Compreender a relação entre identidades, por meio de nome, apelido e nome social, discutindo semelhanças e diferenças na relação a si e ao outro, em diferentes culturas. (GO-EF02HI01-C) Refletir que a construção de identidade é um processo histórico e que a aparência pessoal muda de época para época e de sociedade para sociedade. (EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.(EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.(EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. |
Proponentes/ Professores: | Zeila Cárita Gomes de Carvalho/ Danuze Carla de Oliveira Pires |
Instituição Educacional: | Escola João Crisostomo Rosa |
CRE: | Central |
Ensino Fundamental – Ciclo da infância Turma B – 2º ano – Ética e Cidadania