Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental.
Você conhece um tipo de música chamado Moda de Viola?
Você conhece um instrumento chamado viola?
Esse é um instrumento musical muito especial, presente em diversas manifestações culturais brasileiras, como a catira, o fandango, a folia de reis e muitas outras tradições que ocorrem por todo o Brasil.
A viola chegou ao Brasil juntamente com as primeiras levas de colonizadores portugueses e jesuítas. Ela se tornou parte integrante da rica tapeçaria musical do país, contribuindo para a diversidade e a autenticidade das expressões artísticas locais.
Um convite interessante é comparar imagens de diferentes violas e apontar o que você percebe de diferente entre esses instrumentos. Cada viola pode ter características únicas, seja no formato, no número de cordas, nos detalhes de sua construção ou na maneira como é utilizada nas diferentes manifestações culturais. Essa comparação visual pode revelar nuances interessantes sobre a diversidade desse instrumento tão ligado à identidade musical brasileira.
Portanto, ao explorar a presença da viola em diversas tradições e ao observar suas variações visuais, podemos apreciar a riqueza cultural e histórica que esse instrumento traz consigo, representando uma parte importante da musicalidade do nosso país.
Em Goiás a Viola se fundiu a um gênero da música caipira, a Moda de Viola. Ela esteve e está presente nas fazendas, roças e cidades do interior, em diversos momentos festivos. Possui características próprias e uma sonoridade inconfundível.
Agregado a moda de viola, surgiu a dança Catira, também se faz presente neste contexto do interior caipira. A importância na cultura goiana é muito grande, em 13 de julho de 2023 foi sancionada a Lei Estadual (nº 21.873) do Dia da Música Raiz e da Viola Caipira.
Questão 1
Como a viola chegou ao Brasil, segundo o texto?
A) Por meio de trocas comerciais com os Africanos.
B) Foi inventada por músicos brasileiros.
C) Acompanhou os colonizadores portugueses e jesuítas.
D) Criado pelos indígenas.
Questão 2
O que o texto sugere que os leitores comparem para identificar as diferenças entre os instrumentos (Viola e Violão)?
A) As músicas tocadas com cada instrumento.
B) As regiões do Brasil onde a viola é mais popular.
C) As características físicas e sonoridade dos instrumentos.
D) Os materiais de fabricação dos instrumentos.
Questão 3
Você sabia que a Viola está presente em diversas manifestações brasileiras, como Catira, fandango, folia de reis, e outras, pelo Brasil afora.
Compare os instrumentos abaixo apontando o que vê de diferente entre eles.
Agora veja o vídeo do professor Maxwell G. Cerozino e observe, depois dialogue com os colegas ou familiares sobre o que lhe chamou atenção.
Questão 4
Leia o trecho da música abaixo e depois ouça ela cantada
Questão 5
Agora que conhecemos a viola e a Moda de Viola.
Dialogue com os colegas sobre as percepções e impressões que tiveram até aqui.
Questão 6
Por fim, vamos conhecer a Catira, Ela é uma manifestação cultural goiana, na qual a Viola é o principal instrumento como trilha sonora. Com o professor Eurim Pablo vamos dançar um pouquinho?
Solte seu corpo!
Saber Mais
Vídeo introdutório: https://www.youtube.com/watch?v=f202N-g5hFw&feature=youtu.be
Para ouvir a música A Mudança e acompanhar a letra completa acesse: Lourenço e Lourival. A MUDANÇA. Disponível em: https://www.letras.mus.br/lourenco-e-lourival/1078784/
Canal: Record TV Goiás – Campinas é palco de grupos de Catira
Link: https://www.youtube.com/watch?v=x5o8WOFmTNw
Catira – Estilo de dança do folclore brasileiro. Postado por Amanda Maria Azevedo em 29/07/2019. Link: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/catira
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos: Elementos da Linguagem: Espaço, ritmos e tempo Ações corporais Explorações plurais e multissensoriais Contextos e Práticas: Manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas Contextos e Práticas: Patrimônio cultural material e imaterial | Habilidades: (GO-EF03AR10-A) Ampliar as experiências de movimento potencializadas por explorações plurais e multissensoriais, na relação com as diferentes formas de orientação no espaço e ritmos de movimento. Vivenciar diversas ações corporais no tempo/espaço e na interação com objetos (GO-EF03AR08-A) Conhecer, reconhecer e experimentar diversas manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a dimensão brincante e a capacidade de simbolizar e ampliar o repertório corporal, valorizando a produção goiana e seus contextos. (GO-EF03AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, fazendo relações com as experiências em dança. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. CATIRA – Estilo de dança do folclore brasileiro. Postado por Amanda Maria Azevedo em 29/07/2019. Link: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/catira> |