You are currently viewing Língua Portuguesa – A Turma da Mônica

Língua Portuguesa – A Turma da Mônica

Pessoal, vocês já leram alguma história em quadrinhos, ou tirinhas? Vocês gostaram? Que tal nós lermos uma? Vocês vão adorar.


Leitura da História em quadrinhos e Tirinha em seguida responder as atividades propostas. 
http://1.bp.blogspot.com/-_hgWb7G6W94/VlfIvliWnXI/AAAAAAAAGsY/d5UVlZ46ZNI/s1600/0001%2B%25284%2529.jpg  

Atividade 1  

Quem são os personagens? 

Qual foi o presente que o papai Noel deixou para Mônica?

O Cebolinha estava sonhando. Por que ele estava feliz com o sonho?

Qual foi o presente que o papai Noel deixou para o Cebolinha?

Porque o papai Noel deixou esse presente para o Cebolinha?

http://roseartseducar.blogspot.com.br
Mauricio de Sousa – Produções Ltda

         Atividade 2

Mônica. | Galhos

A tira inicia-se com Cebolinha tendo que resolver um problema. Qual é este problema?

No segundo quadrinho, Cebolinha enxerga uma possível solução para esse problema. Qual?

A expressão “quebrar o galho” ganhou duplo significado no texto. O que significou a expressão para Mônica e o que significou para Cebolinha?

O problema de Cebolinha foi resolvido? Justifique.

Mônica percebeu o engano que cometeu? Explique.

O que significam as estrelas e a fumaça na cabeça de Cebolinha?

Copie do texto as palavras que o Cebolinha falou errado e escreva corretamente.

Fonte: http://roseartseducar.blogspot.com.br
Mauricio de Sousa – Produções Ltda

Saiba Mais | Referências:

“Chico Bento – Na Roça é Diferente”Canal: KTH – https://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0

Objeto de Conhecimento*Leitura de imagens em narrativas visuais:*Relação entre imagens e palavras em histórias em quadrinhos e tirinhas*Características e organização de histórias em quadrinhos e tirinhas
Componente Curricular Língua Portuguesa 
Habilidades(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
(EF15LP14-A) Ler histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras, em colaboração com os colegas e com o auxílio do professor ou com certa autonomia.
(EF15LP14-B) Reconhecer as características e organização de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, analisando e comparando as se- semelhanças e diferenças de cada gênero.

Proponentes/ Professores:Língua Portuguesa Naihara Santos Vieira Camilo.
Instituição Educacional:Escola Municipal Tropical Ville
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C – 3º Ano – Ética e Cidadania