You are currently viewing Língua Portuguesa – A Turma da Mônica

Língua Portuguesa – A Turma da Mônica

Pessoal, vocês já leram alguma história em quadrinhos, ou tirinhas? Vocês gostaram? Que tal nós lermos uma? Vocês vão adorar.


Leitura da História em quadrinhos e Tirinha em seguida responder as atividades propostas. 
http://roseartseducar.blogspot.com.br   Mauricio de Sousa – Produções Ltda

     Atividade 1 : Questões

1- Quem são os personagens? 

2 – Qual foi o presente que o papai Noel deixou para Mônica?

3- O Cebolinha estava sonhando. Por que ele estava feliz com o sonho?

4 – Qual foi o presente que o papai Noel deixou para o Cebolinha?

5 – Porque o papai Noel deixou esse presente para o Cebolinha?


         Atividade 2:         QuestõesFonte: http://roseartseducar.blogspot.com.br  Mauricio de Sousa – Produções Ltda

Atividade 2: Questões

1- A tira inicia-se com Cebolinha tendo que resolver um problema. Qual é este problema?

2 – No segundo quadrinho, Cebolinha enxerga uma possível solução para esse problema. Qual?

3 – A expressão “quebrar o galho” ganhou duplo significado no texto. O que significou a expressão para Mônica e o que significou para Cebolinha?

4 – O problema de Cebolinha foi resolvido? Justifique.

5 – Mônica percebeu o engano que cometeu? Explique.

6 – O que significam as estrelas e a fumaça na cabeça de Cebolinha?

7 – Copie do texto as palavras que o Cebolinha falou errado e escreva corretamente.


Saiba Mais /Referências:

Canal:KTH “Chico Bento – Na Roça é Diferente” – https://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0

Objeto de Conhecimento*Leitura de imagens em narrativas visuais:
*Relação entre imagens e palavras em histórias em quadrinhos e tirinhas
*Características e organização de histórias em quadrinhos e tirinhas
Componente CurricularLíngua Portuguesa
Habilidades(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
(EF15LP14-A) Ler histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras, em colaboração com os colegas e com o auxílio do professor ou com certa autonomia.
(EF15LP14-B) Reconhecer as características e organização de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, analisando e comparando as semelhanças e diferenças de cada gênero.

Proponentes/ Professores:Eliana Francisca da Silva.
Naihara Santos Vieira Camilo.
Simone Nicolau de Oliveira Marques
Instituição Educacional:Escola Municipal Tropical Ville
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C – 3º ano – Ética e Cidadania