Pessoal, vocês já leram alguma história em quadrinhos, ou tirinhas? Vocês gostaram? Que tal nós lermos uma? Vocês vão adorar.
Leitura da História em quadrinhos e Tirinha em seguida responder as atividades propostas.
http://roseartseducar.blogspot.com.br Mauricio de Sousa – Produções Ltda
Atividade 1 : Questões
1- Quem são os personagens?
2 – Qual foi o presente que o papai Noel deixou para Mônica?
3- O Cebolinha estava sonhando. Por que ele estava feliz com o sonho?
4 – Qual foi o presente que o papai Noel deixou para o Cebolinha?
5 – Porque o papai Noel deixou esse presente para o Cebolinha?
Atividade 2: QuestõesFonte: http://roseartseducar.blogspot.com.br Mauricio de Sousa – Produções Ltda
Atividade 2: Questões
1- A tira inicia-se com Cebolinha tendo que resolver um problema. Qual é este problema?
2 – No segundo quadrinho, Cebolinha enxerga uma possível solução para esse problema. Qual?
3 – A expressão “quebrar o galho” ganhou duplo significado no texto. O que significou a expressão para Mônica e o que significou para Cebolinha?
4 – O problema de Cebolinha foi resolvido? Justifique.
5 – Mônica percebeu o engano que cometeu? Explique.
6 – O que significam as estrelas e a fumaça na cabeça de Cebolinha?
7 – Copie do texto as palavras que o Cebolinha falou errado e escreva corretamente.
Saiba Mais /Referências:
Objeto de Conhecimento | *Leitura de imagens em narrativas visuais: *Relação entre imagens e palavras em histórias em quadrinhos e tirinhas *Características e organização de histórias em quadrinhos e tirinhas |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Habilidades | (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias). (EF15LP14-A) Ler histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras, em colaboração com os colegas e com o auxílio do professor ou com certa autonomia. (EF15LP14-B) Reconhecer as características e organização de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, analisando e comparando as semelhanças e diferenças de cada gênero. |
Proponentes/ Professores: | Eliana Francisca da Silva. Naihara Santos Vieira Camilo. Simone Nicolau de Oliveira Marques |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Tropical Ville |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C – 3º ano – Ética e Cidadania