Olá! Já que conhece muita coisa sobre o corpo, nesta atividade aprenderá os planos ou níveis que o seu corpo se movimenta, são os planos ou níveis, alto, médio e baixo, e a partir deste conhecimento criará sequências de movimentos que se tornarão uma dança. Além de dançar também irá registrar de forma escrita, a sensação de se ver dançando.
O assunto aqui será a dança e já que você conhece muito sobre o seu corpo você conhecerá os planos ou níveis que o corpo se movimenta, são eles: plano ou nível alto, médio e baixo. Chame alguém da sua família para participar desta atividade com você.
E prepare o caderno e o lápis.
Primeiro assista ao vídeo Dança Educação – Método Laban para crianças com Professora Débora Machado. Ela vai ensinar a vocês os planos e níveis do corpo, através de uma brincadeira dançante chamada “estátua”.
Vídeo
Neste segundo momento, ao som de uma música de sua preferência, crie movimentos nos planos ou níveis alto, médio e baixo e peça alguém da sua casa para parar a música por diversos momentos e neste momento, você irá congelar seu corpo como uma estátua. Ao congelar, observe o plano ou nível que você parou: alto, médio ou baixo. Repita esta parte da atividade quantas vezes quiser.
Crie um movimento no plano ou nível alto, outro no médio e mais um movimento no baixo e repita estes movimentos criando assim uma sequência e ao som de uma música que goste repita esta sequência até memorizar.
Se for possível peça alguém da sua família para filmar no celular a sua sequência de movimentos, ou seja, a sua dança e assistam todos juntos.
Para refletir: Como é se ver dançando com os movimentos que você mesmo criou? Conte a resposta para sua família.
Escreva no seu caderno: Qual é a sensação de se ver dançando uma sequência de movimentos que você mesmo criou? Leia a resposta para sua família.
Até mais! Boa dança pra você.
Para saber mais sobre os planos e níveis do corpo e as possibilidades de movimento nestes planos, fica aqui os links de alguns solistas (bailarinos que dançam sozinhos) dançando e observe quando ele está dançando nos planos ou níveis alto, médio e baixo.
SAIBA MAIS:
OBJETOS DE CONHECIMENTO: | Elementos da Linguagem:Partes e o todo corporal Orientações anatômicas |
HABILIDADE: | (GO-EF04AR09-A) Estabelecer relações entre partes e todo corporal na construção do movimento dançado, a partir de orientações anatômicas, alinhamentos posturais, apoios, eixos, transferências de peso, tempos, planos, direções. |
PROPONENTES | Eurim Pablo Borges Pinho – GERPRO |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma D 4º ano – Corpo, Expressão e Movimento