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A longa história das notícias falsas

Olá! Você sabia que para estudar o passado, os historiadores utilizam os mais variados vestígios como fonte de informação? Os registros do passado podem ser escritos (jornal, carta, atc) e não escritos (fotografia, depoimento oral, etc). Mas, como as fontes podem nos auxiliar a navegar melhor e com responsabilidade na internet?

ATIVIDADE 1 – Leia os textos a seguir:

Disseminadas através das redes sociais, as fake news tem surgido com certa frequência em nossos telejornais.

Texto A – O que são Fake News?

A expressão fake news ganhou as páginas dos jornais e a internet nos últimos anos. No entanto, nem todos sabem ao certo o que significa fake news. O termo vem do inglês fake (falsa/falso) e news (notícias). Dessa forma, em português, a palavra significa notícias falsas. Apesar de ter se destacado recentemente, a expressão é bem mais antiga e data do final do século XIX. Fake News são as informações falsas que viralizam entre a população como se fosse verdade. Atualmente, elas estão, principalmente, relacionadas às redes sociais.

Fonte: SILVA, Gabriele. O que são Fake News? E+B Educação (2019). Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/o-que-sao-fake-news. Acesso em 03 de agosto de 2020.

Utilização política das mentiras começou muito antes das redes sociais. As notícias falsas são tão antigas quanto à humanidade.

Texto B – A descoberta do Brasil

As mais antigas notícias falsas do Brasil existem literalmente desde que existe o próprio país – ou o país “fundado” pelos portugueses. O descobrimento do Brasil é um ninho de fake news, a começar pelo próprio título: tratou-se muito mais de uma invasão do que de uma descoberta, considerando os milhões de nativos que já viviam aqui, e a ideia de que o país “começa” em 1500 é uma ilustração perfeita do descaso que temos pela nossa própria história – o que passamos a chamar de Brasil, afinal, é logicamente muito mais antigo do que isso.

Mesmo dentro da história oficial, no entanto, as mentiras também são muitas, com especial destaque para duas: a de que as embarcações de Pedro Álvares Cabral teriam chegado aqui por acaso, e a própria noção de que o navegador português foi o primeiro europeu a pisar em solo brasileiro. Historiadores hoje já comprovam que não havia muito como Cabral e o rei de Portugal não saberem da existência do que viria se chamar Brasil – em especial por não ter sido ele o primeiro europeu a chegar aqui, nem sequer o primeiro português. A costa litorânea do Brasil já havia sido velejada pelo o navegador Duarte Pacheco Pereira, com noticias de estada na região onde hoje são os estado de Pará e Maranhão dois anos antes de Cabral.

Fonte: PAIVA, Vitor. Pega na mentira. (Adaptado por Igor Alencar). Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2018/08/pega-na- mentira-8-fake-news-que-mudaram-o-curso-da-historia-antes-da-era-trump/ Acesso em 03 de agosto de 2020.

ATIVIDADE 2 – Sobre o texto A, registre em um caderno as respostas da questão abaixo:

Em uma tradução livre para o português, Fake News significa? Quando surge a expressão Fake News?

ATIVIDADE 3 – Sobre o texto B:Diga o que é FATO ou FAKE:

1 – Diga o que é FATO ou FAKE:

a) Antes de 1500 o que hoje chamamos Brasil já era habitado por vários povos nativos. ( ) Fato ou Fake ( )
b) O navegador português Pedro Alvares Cabral chega ao que viria ser o Brasil em 1500. ( ) Fato ou Fake ( )
c) A história do Brasil só se inicia em 1500, com a chegada de Pedro Alvares Cabral. ( ) Fato ou Fake ( )

2. O termo fake news não é da época de Pedro Alvares Cabral, mas por que o autor chama o “descobrimento” de fake news? Registre sua resposta em um caderno.

3. Quais tipos de fontes/documentos poderíamos acessar para (re)escrever uma História do Brasil que incluísse efetivamente a participação dos indígenas, africanos e europeus juntos como construtores do nosso país? Registre sua resposta em um caderno.

Na dúvida, não curta e nem compartilhe. Para ampliar o seu entendimento acerca problemas causados pela produção e compartilhamento de fake News, veja o vídeo a seguir:
Vídeo – Fake News: mentiras na Internet e suas consequências. https://www.youtube.com/watch?v=N3Zed- yovKg&t=4s Fonte: Youtube/ Canal: Tvtreba

ATIVIDADE 4

Liberdade de expressão não significa ofender ou usar de discurso de ódio contra alguém. A internet não é terra sem lei. Os crimes cometidos na web como racismo, homofobia, calunia, difamação e tantos outros através de produção e compartilhamento de fake news estão enquadrados em lei, como no Código Eleitoral, com pena de 2 a 8 anos (Art. 326A da Lei nº 4.737).

4. Elabore um texto falando sobre as fake news, incluído coisas como: a) histórico das fake news; b) os problemas causados por elas; c) se é possível combate-las (e como?). Registre suas respostas em um caderno.

Saiba Mais | Referências:Para ampliar mais os seus conhecimentos leia o texto completo: “O que são Fake News?” (disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/o-que-sao-fake-news Fonte: Site Educa Mais Brasil/ O que são fake news) e veja os vídeos da série “Minuto da checagem” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WgBMFAFmtnU&list=PLljYw1P54c4x7TQ3YGU9taLi7ht5mkrU_&index=7 Fonte: Youtube/justicaeleitoral/ Minuto de chegagem )
Objeto de ConhecimentoAnalise de fontes e documentos históricos Fato e fakenews nas redes sociais
Habilidades(GO-EF07HI02-B) Identificar e comparar em diferentes fontes históricas, materiais, escritas, visuais e orais, a localização, o modo de viver, relações de poder e de trabalho, produção e circulação de mercadorias entre povos e sociedades da América, Europa, África e Ásia. (EF07GE03-B) Analisar criticamente os direitos legais territoriais dos povos indígenas, quilombolas, povos da floresta, cerradeiros, ribeirinhos, beiradeiros e os movimentos sociais urbanos e rurais. (EF09LP01-A) Identificar e analisar o fenômeno da disseminação de noticias falsas nas redes sociais (fato e fake), a partir de um tema proposto.
Proponentes/ Professores:Igor Fernandes de Alencar
Instituição Educacional:Escola Municipal Bárbara de Souza Morais
CRE:Central