Olá queridos alunos(as) como vocês e sua família estão? Hoje iremos aprender sobre a importância da preservação do Cerrado e a sua biodiversidade.
Você já ouviu falar do Cerrado? O que é o cerrado e qual é a sua importância para os animais, as plantas e os seres humanos?
Para melhor entender sobre o presente e o futuro do Cerrado assista ao vídeo:
Um dos mais ricos e importantes domínios naturais do Brasil é o Cerrado, localizado em boa parte da região Centro-Oeste e também em partes das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país. Embora o seu ambiente apresente importantes funções ambientais para espécies animais, vegetais e também para nascentes e leitos de rios, o seu processo de devastação acentuou-se ao longo das últimas décadas e boa parte de sua formação original foi destruída.
O processo de desmatamento do Cerrado consolidou-se ao longo da segunda metade do século XX, graças aos avanços da agropecuária para o interior do país nesse período. Dados revelam que menos de 48% da vegetação original encontra-se total ou parcialmente conservada, e, para piorar, o desmatamento vem aumentando em grande medida nos últimos anos, sendo maior até mesmo que o da Amazônia. As principais causas da devastação do Cerrado são o avanço das queimadas e a retirada de suas matas para a utilização do solo na agropecuária. A área de sua ocupação original configura-se, hoje, como o principal local fornecedor de grãos do Brasil, com destaque para a soja, que é voltada, principalmente, para o mercado externo. Tal processo ocorreu graças aos avanços dos sistemas de cultivo, que permitiram a instalação de lavouras em locais antes considerados pouco propícios,
pois os solos do Cerrado são muito ácidos e apenas a aplicação da calagem (correção do pH do solo através da adição de calcário) pode corrigir essa dificuldade.
ALVARENGA, L. J. (2013). A conservação do bioma Cerrado: o Direito ante a fragmentação de ciências e ecossistemas. Disponível em: https://www.deviante.com.br/noticias/a-biodiversidade-do-cerrado brasileiro/
Atividade 1
1 – Após assistir o vídeo e fazer a leitura do texto vamos realizar as seguintes atividades. Não se esqueça de fazer as anotações no caderno.
a) antes do desmatamento.
b) após o desmatamento.
Agora que você conheceu um pouco sobre o cerrado brasileiro, vamos aprender um pouco sobre a sua biodiversidade. Assista ao vídeo abaixo que mostra um dos principais animais típicos do cerrado: e leia o texto a seguir.
O Cerrado brasileiro é um bioma único. Apesar de haver outros semelhantes, como as pradarias e as savanas, a localização do cerrado, isolado na América do Sul, somado a suas vastas fauna e flora, dão a ele uma condição especial. É um dos cinco grandes biomas do Brasil, cobrindo entre 1,8 e 2 milhões de quilômetros quadrados, correspondendo a quase um quarto de todo o território nacional. Ele se estende em uma faixa contínua pelos estados de Goiás, grande parte do Tocantins, Distrito Federal, a maior parte do Mato Grosso do Sul, o sul do Mato Grosso, oeste de Minas Gerais, oeste da Bahia, sul do Maranhão, oeste do Piauí, porções dos estados de São Paulo, Paraná e ainda enclaves dentro da Floresta Amazônica. Estima-se que o Cerrado possua mais de 6 mil espécies de árvores e 800 de aves, sendo considerado um hotspot, isto é, um dos biomas mais ricos em biodiversidade e ameaçados do mundo. Cerca de 40% das espécies de vegetação lenhosa e um alto percentual dos insetos, especialmente por volta de 50% das abelhas, são espécies endêmicas, ou seja, que não se encontram em nenhum outro lugar do mundo. A presença do Cerrado no Brasil é determinada especialmente pelo fator climático. Esse bioma se encontra no clima tropical, com pluviosidade média a alta, entretanto, com duas estações muito bem definidas, uma de seca, durando cerca de cinco meses no meio do ano, e uma chuvosa, correspondendo ao restante dos meses. A vegetação do Cerrado, porém, varia de acordo com a umidade do solo, mas principalmente com a composição e ph dele. Nos fundos de vale, a vegetação é mais robusta e fechada, enquanto, nos demais relevos, ela consiste em vastos campos abertos com a presença de vegetação mais rasteira e árvores de pequeno e médio porte, com troncos finos e retorcidos.
Atividade 2
Após assistir o vídeo e fazer a leitura do texto vamos realizar as seguintes atividades.
1- Procure em revistas e jornais figuras de plantas e animais típicos do cerrado. Recorte-as e faça uma bela colagem representando a biodiversidade do cerrado brasileiro.
2- Faça um desenho bem bonito do Lobo Guará retratado no vídeo que você assistiu.
Componente Curricular | Artes / Geografia |
Habilidades | EF46AR02-A) Explorar, reconhecer e produzir criativamente com os elementos constitutivos das Artes visuais, tais como ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento, textura, perspectiva, entre outros. |
Proponentes/ Professores: | Profª Meire Martins Barbosa Reis Profª Suelene da Silva Rocha Leão . |
Instituição Educacional: | Escola Municipal de Tempo Integral Moisés Santana |
CRE: | Brasil de Ramos |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5º ano – Educação Ambiental e Saúde