You are currently viewing Geografia – A importância da preservação do Cerrado

Geografia – A importância da preservação do Cerrado

Olá queridos alunos(as) como vocês e sua família estão? Hoje iremos aprender sobre a importância da preservação do  Cerrado e a sua biodiversidade. 


Você já ouviu falar do Cerrado? O que é o cerrado e qual é a sua importância para  os animais, as plantas e os seres humanos? 

Para melhor entender sobre o presente e o futuro do Cerrado assista ao vídeo:

“O futuro incerto do Cerrado brasileiro” Canal: Repórter Eco – https://www.youtube.com/watch?v=2E02cEu0Nvs

Um dos mais ricos e importantes domínios naturais do Brasil é o Cerrado, localizado  em boa parte da região Centro-Oeste e também em partes das regiões Norte,  Nordeste e Sudeste do país. Embora o seu ambiente apresente importantes funções  ambientais para espécies animais, vegetais e também para nascentes e leitos de  rios, o seu processo de devastação acentuou-se ao longo das últimas décadas e boa  parte de sua formação original foi destruída. 

O processo de desmatamento do Cerrado consolidou-se ao longo da segunda  metade do século XX, graças aos avanços da agropecuária para o interior do país  nesse período. Dados revelam que menos de 48% da vegetação original encontra-se  total ou parcialmente conservada, e, para piorar, o desmatamento vem aumentando  em grande medida nos últimos anos, sendo maior até mesmo que o da Amazônia.  As principais causas da devastação do Cerrado são o avanço das queimadas e a  retirada de suas matas para a utilização do solo na agropecuária. A área de sua  ocupação original configura-se, hoje, como o principal local fornecedor de grãos do  Brasil, com destaque para a soja, que é voltada, principalmente, para o mercado  externo. Tal processo ocorreu graças aos avanços dos sistemas de cultivo, que  permitiram a instalação de lavouras em locais antes considerados pouco propícios, 

pois os solos do Cerrado são muito ácidos e apenas a aplicação da calagem  (correção do pH do solo através da adição de calcário) pode corrigir essa dificuldade. 

ALVARENGA, L. J. (2013). A conservação do bioma Cerrado: o Direito ante a fragmentação de ciências e  ecossistemas. Disponível em: https://www.deviante.com.br/noticias/a-biodiversidade-do-cerrado brasileiro/

Atividade 1 

1 – Após assistir o vídeo e fazer a leitura do texto vamos realizar as seguintes atividades. Não se esqueça de fazer as anotações no caderno. 

a) antes do desmatamento.  

b) após o desmatamento.

Agora que você conheceu um pouco sobre o cerrado brasileiro, vamos aprender um  pouco sobre a sua biodiversidade. Assista ao vídeo abaixo que mostra um dos  principais animais típicos do cerrado:  e leia o texto a seguir.

“Baião no Cerrado Nana & Nilo e os Animais” Canal: Nana & Nilo – https://www.youtube.com/watch?v=5SzIXciXn1o

O Cerrado brasileiro é um bioma único. Apesar de haver outros semelhantes, como  as pradarias e as savanas, a localização do cerrado, isolado na América do Sul,  somado a suas vastas fauna e flora, dão a ele uma condição especial. É um dos  cinco grandes biomas do Brasil, cobrindo entre 1,8 e 2 milhões de quilômetros  quadrados, correspondendo a quase um quarto de todo o território nacional. Ele se  estende em uma faixa contínua pelos estados de Goiás, grande parte do Tocantins,  Distrito Federal, a maior parte do Mato Grosso do Sul, o sul do Mato Grosso, oeste  de Minas Gerais, oeste da Bahia, sul do Maranhão, oeste do Piauí, porções dos  estados de São Paulo, Paraná e ainda enclaves dentro da Floresta Amazônica.  Estima-se que o Cerrado possua mais de 6 mil espécies de árvores e 800 de aves,  sendo considerado um hotspot, isto é, um dos biomas mais ricos em biodiversidade  e ameaçados do mundo. Cerca de 40% das espécies de vegetação lenhosa e um  alto percentual dos insetos, especialmente por volta de 50% das abelhas, são  espécies endêmicas, ou seja, que não se encontram em nenhum outro lugar do  mundo. A presença do Cerrado no Brasil é determinada especialmente pelo fator  climático. Esse bioma se encontra no clima tropical, com pluviosidade média a alta,  entretanto, com duas estações muito bem definidas, uma de seca, durando cerca de  cinco meses no meio do ano, e uma chuvosa, correspondendo ao restante dos  meses. A vegetação do Cerrado, porém, varia de acordo com a umidade do solo,  mas principalmente com a composição e ph dele. Nos fundos de vale, a vegetação é  mais robusta e fechada, enquanto, nos demais relevos, ela consiste em vastos  campos abertos com a presença de vegetação mais rasteira e árvores de pequeno e  médio porte, com troncos finos e retorcidos.

Atividade 2 

Após assistir o vídeo e fazer a leitura do texto vamos realizar as seguintes atividades.  

1- Procure em revistas e jornais figuras de plantas e animais típicos do cerrado.  Recorte-as e faça uma bela colagem representando a biodiversidade do cerrado  brasileiro.  

2- Faça um desenho bem bonito do Lobo Guará retratado no vídeo que você  assistiu.  


Componente  CurricularArtes / Geografia
HabilidadesEF46AR02-A) Explorar, reconhecer e produzir criativamente com  os elementos constitutivos das Artes visuais, tais como ponto,  linha, forma, cor, espaço, movimento, textura, perspectiva, entre  
outros. 

Proponentes/  Professores:Profª Meire Martins Barbosa Reis Profª Suelene da Silva Rocha Leão .
Instituição  Educacional: Escola Municipal de Tempo Integral Moisés Santana
CRE: Brasil de Ramos

 Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5º ano – Educação Ambiental e Saúde