Olá! Tudo bem? Hoje, você vai conhecer um pouco da história dos números. E descobrir como a contagem contribuiu para a existência deles. Vamos lá!
Você sabia que assim como você os números também tem uma história. As Histórias de como eles surgiram. Você sabia que os números já estavam presentes na pré-história? E surgiram a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos?
Texto original disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/como-surgiram-os-numeros.htm<Acessado em 03 de Agosto de 2020>
Adaptado por: Simone Ribeiro da Silva.
Atividade 1
Clique no link abaixo e assista ao vídeo que conta a história dos números.
(A História dos Números – Canal HR Digital audiovisual – Youtube)
A História dos números demonstra a necessidade que temos de contar e quantificar, porque praticamente todas as atividades humanas envolvem algum tipo de contagem.
Atividade 2
Assista ao próximo vídeo e realize a contagem usando os dedos da sua mão.
Recitar os números até dez é bem fácil, não é? Com certeza você já domina essa habilidade, entretanto a grande novidade é a quantificação das maçãs, em relação ao seu numeral e a escrita do nome de cada um deles.
Atividade 3
Agora pegue seu caderno e escreva os números de um até dez e desenhe bolinhas para indicar a quantidade de cada um.
Atividade 4
Observe a imagem a seguir que mostra uma brincadeira antiga, mas muito comum entre as crianças atualmente, principalmente no momento do recreio na escola.
Com certeza você já brincou dessa brincadeira, não é?
Atividade 5
Pense e responda oralmente observando a imagem da brincadeira acima:
Qual é o nome dessa brincadeira?
O que a criança que está com o rosto encostado na parede, está fazendo?
Quais os números que aparecem na imagem? Observem e conte nos seus dedos.
Atividade 6
Convide alguém que more com você para brincar de pique esconde e não se esqueça de contar certinho até 10.
Até a próxima!!!
Saiba Mais / Referências: | Cante e conte! Você pode aprender a contar até vinte (20). Assista ao vídeo abaixo cante e conte: https://youtu.be/dGBoFCbVhIQ A canção do trem com os números de 1 a 20 | canções infantis | LittleBabyBum- Youtube |
Objeto de Conhecimento | Leitura e escrita de números naturais |
Componente Curricular | Matemática |
Habilidades | (EF01MA02-B) Associar quantidades fazendo correspondências de objetos.(EF01MA02-D) Registrar quantidades, utilizando-se de recurso pessoais: dedos das mãos e pés, pedrinhas, palitos. |
Proponentes/ Professores: | Simone Ribeiro da Silva Kelem Cristina Resplandes |
Instituição Educacional: | Centro Promocional Todos os Santos II |
CRE: | Coordenadoria Brasil Di Ramos Caiado |