Olá crianças, Hoje vamos aprender sobre como foi o surgimento do atletismo, sua história, e quais provas fazem parte desse esporte. O atletismo envolve os principais movimentos naturais dos seres humanos (o correr, o saltar e o lançar). Esse esporte é uma das manifestações da cultura corporal de movimento, foi produzido no decorrer da história pelos seres humanos. De acordo com a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), está classificado
como um esporte de marca, que é um conjunto de
modalidades que se caracterizam por comparar os
resultados registrados em segundos e metros.
–Atividade 1—
Vamos ler o texto “Atletismo” Atletismo é a prática esportiva mais antiga, que é conhecida como esporte-base. Isso porque as suas modalidades compreendem os movimentos mais comuns para as pessoas desde a Antiguidade: corrida, lançamentos e saltos. Trata-se de uma prova de resistência muito importante. É o principal esporte olímpico, conforme expressa a frase que circula nesse meio: “Os Jogos Olímpicos
podem acontecer apenas com o Atletismo. Nunca, sem ele.”. As provas de atletismo são realizadas em estádios, no campo, em montanha e na rua. A pista de atletismo oficial deve ser feita com piso sintético e ter 8 raias, cada uma medindo 1,22 m de largura.
História O atletismo surgiu como esporte na Grécia Antiga em 776 a.C., ano que a primeira Olimpíada da história foi realizada, na cidade de Olímpia.
O formato moderno do atletismo data do século XIX, na Inglaterra, e conta com as seguintes provas oficiais:
• Corridas: rasas, com barreiras, com obstáculos;
• Revezamentos;
• Saltos;
• Arremesso e Lançamentos.
As corridas podem ser de curta distância ou tiro rápido.
As corridas com barreiras podem ser de 110 m masculina e 100 m feminina, enquanto as de obstáculos são de 3 000 m.
As provas de revezamento são duas para ambos os gêneros: 4×100 m e 4×400 m.
São realizadas entre equipes, cada qual com 4 atletas.
Nas corridas, a partida tem início com o tiro de largada. Segundo a regra, o atleta que partir antes do tiro é desclassificado.
Atletismo: Toda Matéria 2020. Disponível em:
https://www.todamateria.com.br/atletismo
–Atividade 2—
Vamos dar continuidade à leitura do texto “Atletismo”? Vamos aprender a respeito das provas de campo, são os saltos, os lançamentos e o arremesso. Saltos A prova de salto pode ser feita em duas modalidades: em salto vertical e em salto horizontal.
As provas de salto vertical compreendem salto em altura e salto com vara.
De acordo com a regra, no salto em altura, os atletas correm e saltam de costas sobre uma barra horizontal.
Para realizá-las, os atletas correm 20 metros e, tomando impulso com uma vara flexível, saltam sobre uma barra. O objetivo é não derrubar o sarrafo, nome dado à barra. Após os saltos verticais os atletas são amparados por um colchão.
As provas de salto horizontal compreendem salto em distância, ou de comprimento, e salto triplo.
No salto em distância, os atletas correm e saltam quando chegam à marca estabelecida. No chão de areia fica a marca para medir a distância obtida.
No salto triplo, o atleta dá dois saltos antes do salto final na caixa de areia. Arremesso e Lançamentos
Dentre as provas de arremesso e lançamentos existem os seguintes tipos: peso, martelo, disco e dardo.
O peso dos materiais lançados varia entre os gêneros masculino e feminino. No arremesso de peso, a esfera pesa 7,26 kg na modalidade masculina e 4 kg na modalidade feminina, tal como o martelo.
A regra diz que, com apenas uma mão, os atletas jogam o peso, ou o martelo, o mais longe que conseguem.
Os discos são de 2 kg para os homens e de 1 kg para as mulheres. Os dardos, por sua vez, são de 800 g para os homens e de 600 para as mulheres.
No arremesso de discos, os atletas giram o corpo e lançam o disco para longe. Atletismo: Toda Matéria 2020. Disponível em:
https://www.todamateria.com.br/atletismo/
–Atividade 3—
Assista ao vídeo “Os tipos de corrida”, acesse os links:
–Atividade 4 —
Faça uma pesquisa para conhecer mais sobre o ex-velocista Usain St. Leo Bolt, buscando sua nacionalidade, a data de nascimento, quantas medalhas de ouro, prata e bronze ele conquistou nas Olimpíadas e nos Mundiais de Atletismo, e por que ele é um atleta único e diferenciado no atletismo.
Objetos de Conhecimento | Educação Física: Esporte e para desporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede: história, regras, conceito, valores, fundamentos técnicos e táticos; História: Fontes e documentos históricos. |
Habilidades | (GO-EF04EF05) Vivenciar e fruir diferentes modalidades e características histórico-culturais presentes nos esportes e para desporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo.(GO-EF04HI03-B) Perceber que as mudanças históricas ocorrem em diferentes ritmos e como elas ocorrem na vida das pessoas, em diferentes tempos e espaços. |
Proponentes/ Professores: | Gizelle de Barcelos Tomazett Joelma Aparecida de Morais Porfírio Sônia Perpétua de Lima França |
Instituição Educacional: | Escola Municipal de Tempo Integral Zevera Andrea Vecci |
CRE: | Maria Thomé Neto |
Ensino Fundamental – Ciclo da infância- Tura D – 4° ano – Corpo, expressão e movimento