You are currently viewing Geografia – A escola

Geografia – A escola

Olá!

Você sabia que os mapas servem para representar uma realidade, para proporcionar comunicação e assim contribuir para a localização de lugares e objetos?

Também é através deles que representamos o espaço e as diferentes localidades da Terra.


Os mapas são fundamentais em nossas vidas, pois é através deles que representamos o espaço e as diferentes localidades da Terra.

Vamos juntos ver um pouco mais sobre isso?

Atividade 1

Tiago encontrou um envelope no pátio da escola. Nele estava o seguinte bilhete:

Veja o mapa do tesouro:

Disponível em: LEMOS, Maria da Conceição.  Geografia em Questão 2º Ano. Belo Horizonte: Dimensão, 2001. p. 27. Acesso em 08 de jun. de 2020.

Junto ao mapa do tesouro, no armário azul na secretaria, encontrava-se outro bilhete:

Clique no link abaixo e descubra qual é o grande tesouro guardado nesta sala:

https://5ca0e999-de9a-47e0-9b77-7e3eeab0592c.usrfiles.com/ugd/5ca0e9_662039688f764054be5c5977b4300696.pdf

Atividade 2

Faça um desenho representando todo o seu percurso para encontrar o tesouro. 

Atividade 3

Volte na atividade 1 e observe a representação da planta baixa da Escola de Tiago e responda:

Quantos espaços diferentes há nessa escola?

Há quantas salas da aula?

O jardim está representado por qual forma geométrica?

Essa escola se parece com a sua? Por quê?

Atividade 4

Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo “School Supplies Song”.

Fonte: Youtube, “School Supplies Song” do canal English Tree TV. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=41cJ0mqWses

Que legal!

Você acabou de aprender alguns nomes de objetos escolares em inglês. Escolha dois objetos do vídeo e faça o desenho deles no seu caderno. Aproveite e treine a pronúncia dos objetos escolares em inglês.


ComponentesHabilidades

Geografia
(EF01GE09-A) Compreender, elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, alto e baixo, em cima e embaixo, dentro e fora tendo o corpo como referência.
Língua Inglesa(GO-EF01LI02) (Re)Conhecer e compreender elementos que marquem as atividades pedagógicas presentes no cotidiano das aulas, como: objetos, brinquedos, materiais escolares, grupo familiar, para identificar e utilizar a língua inglesa no contexto escolar.

Ciclo da infância – Experiências e Curiosidades- 1º ano – A


Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.