Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental.
Os instrumentos Viola e Violão são conhecidos por muitos, mas suas origens e significados são vastos e profundos. A Viola, de origem portuguesa, foi trazida ao Brasil durante o período colonial e se tornou um dos instrumentos mais emblemáticos da cultura brasileira. Com suas diversas variantes regionais e estilos de tocar, a Viola tornou-se um símbolo de identidade cultural em todo o país, presente em manifestações como a Catira, fandango, folia de reis, festas juninas e festas de São João.
O Violão, por sua vez, tem uma história complexa que remonta a instrumentos semelhantes encontrados em diferentes culturas ao longo da história. Sua popularidade cresceu exponencialmente no Brasil durante o século XX, tornando-se um dos instrumentos mais difundidos e acessíveis em todas as regiões do país. Além de sua presença em eventos folclóricos, o Violão também desfruta de uma posição central na música popular brasileira, sendo utilizado em gêneros como o samba, bossa nova, choro e MPB.
Ambos os instrumentos, Viola e Violão, desempenham um papel crucial na expressão artística e na preservação da cultura brasileira. Suas melodias e harmonias permeiam diversas tradições musicais, desde as canções de Moda de viola, passando pelo congado e a marujada, até influenciar e enriquecer os repertórios de artistas contemporâneos. Sua versatilidade permite que sejam adaptados a uma ampla gama de estilos musicais, garantindo sua relevância e vitalidade nas práticas musicais do Brasil contemporâneo.
Portanto, ao reconhecer e valorizar as origens e a presença dos instrumentos Viola e Violão nas manifestações culturais brasileiras, podemos compreender melhor a riqueza e diversidade do patrimônio musical do país. Esses instrumentos não apenas conectam o presente com o passado, mas também servem como pontes que unem diferentes regiões, tradições e comunidades por todo o território nacional.
Questão 1
Aqui estão duas perguntas objetivas sobre o texto com alternativas de A a D:
Qual é um dos eventos culturais brasileiros mencionados no texto em que os instrumentos Viola e Violão estão presentes?
A) Carnaval
B) Oktoberfest
C) Festas de São João
D) Festival de Cinema
Questão 2
Qual é a origem da Viola, de acordo com o texto?
A) Espanhola
B) Italiana
C) Portuguesa
D) Francesa
Questão 3
Agora veja o vídeo do professor Maxwell G. Cerozino e observe, depois dialogue com os colegas ou familiares sobre o que lhe chamou atenção.
Questão 4
Vamos conhecer a Catira, Ela é uma manifestação cultural goiana, na qual a Viola é o principal instrumento como trilha sonora.
Com o professor Eurim Pablo vamos conhecer e exercitar um pouquinho?
Se solte!
Questão 5
Agora vamos aprofundar um pouco mais sobre os elementos e os movimentos da Catira?
Vamos ler e depois exercitar os movimentos que lhe agradar.
Sobre a Dança:
Inicia com a apresentação, em que é feito um cumprimento ao parceiro alinhado à sua frente, retirando e colocando rapidamente o chapéu.
Depois cumprimenta a plateia da mesma forma, e retorna a posição
Em seguida os participantes se concentram para iniciar.
Os violeiros começam a cantoria.
Na sequência, a coreográfica inicia com as palmas e depois o “bate pé”, movimento muito repetido ao longo da dança, de acordo com o ritmo.
Principais movimentos:
• Rasqueado: os violeiros se posicionam para os dançarinos ou frente a frente, e tocam a moda de viola. durante a dança, intercalando com acordes rítmicos específicos. os dançarinos batem as mãos e o pés, intercalando com pulos para formar o ritmo da dança. ou seja são intercalados os momentos do canto do violeiros e o dos dançarinos.
• Escova: em duas filas, uma de frente para a outra, os dançarinos dão seis pulos batendo as mãos e os pés.
• Serra acima: são alternadas as batidas das mãos e dos pés com voltas da esquerda para direita;
• Recortado: mudam constantemente de fileira e posição, no ritmos da música;
• Levante: cantam junto com os violeiros, fazendo coro.
Podem usar como música de fundo: A mudança
Saber Mais
Canal: Record TV Goiás – Campinas é palco de grupos de Catira
Link: https://www.youtube.com/watch?v=x5o8WOFmTNw
Catira – Estilo de dança do folclore brasileiro. Postado por Amanda Maria Azevedo em 29/07/2019. Link: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/catira
Para ouvir a música A Mudança e acompanhar a letra completa acesse: Lourenço e Lourival. A MUDANÇA. Disponível em: https://www.letras.mus.br/lourenco-e-lourival/1078784/
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos: Contextos e Práticas: Manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas Repertório corporal Elementos da Linguagem: Espaço, ritmos e tempo Ações corporais Contextos e Práticas: Patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas Matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas | Habilidades: (GO-EF05AR08-A) Contextualizar, apreciar e experimentar manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a dimensão brincante, a capacidade de simbolizar e ampliar o repertório corporal. Valorizar as expressões das tradições e das culturas contemporâneas e periféricas, em âmbito regional e nacional. (GO-EF05AR10-A) Explorar as diversas ações corporais, como saltar, girar, rolar, correr, na relação com as diferentes formas de orientação no espaço, como deslocamentos, planos, direções, caminhos, bem como tempo/ritmos de movimento, lento, moderado e rápido, ampliando as percepções e sensações sobre o próprio corpo e o corpo do outro, transformando-o em material de pesquisa e criação para o movimento dançado. (GO-EF05AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, fazendo relações com as experiências em dança. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. CATIRA – Estilo de dança do folclore brasileiro. Postado por Amanda Maria Azevedo em 29/07/2019. Link: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/catira> |