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Arte – A cultura Goiana: viola, violão e Catira

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental.

Os instrumentos Viola e Violão são conhecidos por muitos, mas suas origens e significados são vastos e profundos. A Viola, de origem portuguesa, foi trazida ao Brasil durante o período colonial e se tornou um dos instrumentos mais emblemáticos da cultura brasileira. Com suas diversas variantes regionais e estilos de tocar, a Viola tornou-se um símbolo de identidade cultural em todo o país, presente em manifestações como a Catira, fandango, folia de reis, festas juninas e festas de São João.

O Violão, por sua vez, tem uma história complexa que remonta a instrumentos semelhantes encontrados em diferentes culturas ao longo da história. Sua popularidade cresceu exponencialmente no Brasil durante o século XX, tornando-se um dos instrumentos mais difundidos e acessíveis em todas as regiões do país. Além de sua presença em eventos folclóricos, o Violão também desfruta de uma posição central na música popular brasileira, sendo utilizado em gêneros como o samba, bossa nova, choro e MPB.

Ambos os instrumentos, Viola e Violão, desempenham um papel crucial na expressão artística e na preservação da cultura brasileira. Suas melodias e harmonias permeiam diversas tradições musicais, desde as canções de Moda de viola, passando pelo congado e a marujada, até influenciar e enriquecer os repertórios de artistas contemporâneos. Sua versatilidade permite que sejam adaptados a uma ampla gama de estilos musicais, garantindo sua relevância e vitalidade nas práticas musicais do Brasil contemporâneo.

Portanto, ao reconhecer e valorizar as origens e a presença dos instrumentos Viola e Violão nas manifestações culturais brasileiras, podemos compreender melhor a riqueza e diversidade do patrimônio musical do país. Esses instrumentos não apenas conectam o presente com o passado, mas também servem como pontes que unem diferentes regiões, tradições e comunidades por todo o território nacional.

Questão 1

Aqui estão duas perguntas objetivas sobre o texto com alternativas de A a D:

Qual é um dos eventos culturais brasileiros mencionados no texto em que os instrumentos Viola e Violão estão presentes?

A) Carnaval

B) Oktoberfest

C) Festas de São João

D) Festival de Cinema

Questão 2

Qual é a origem da Viola, de acordo com o texto?

A) Espanhola

B) Italiana

C) Portuguesa

D) Francesa

Questão 3

Agora veja o vídeo do professor Maxwell G. Cerozino e observe, depois dialogue com os colegas ou familiares sobre o que lhe chamou atenção.

Canal Maxwell Cerozino “VIÓLA E VIOLÃO (Um pouco da História e Curiosidades) #violacaipira”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=mrO7JO_jEFk&t=61s>. Acesso em: 18 Mai 2022.

Questão 4

Vamos conhecer a Catira, Ela é uma manifestação cultural goiana, na qual a Viola é o principal instrumento como trilha sonora. 

Com o professor Eurim Pablo vamos conhecer e exercitar um pouquinho?

Se solte! 

Canal Portal Conexão Escola “Prof Eurim Catira SME”. Disponível em: <https://youtu.be/pxTxfoASqZg>. Acesso em: 18 Mai 2022.

Questão 5

Agora vamos aprofundar um pouco mais sobre os elementos e os movimentos da Catira?

Vamos ler e depois exercitar os movimentos que lhe agradar.

Sobre a Dança:
Inicia com a apresentação, em que é feito um cumprimento ao parceiro alinhado à sua frente, retirando e colocando rapidamente o chapéu.
Depois cumprimenta a plateia da mesma forma, e retorna a posição
Em seguida os participantes se concentram para iniciar.
Os violeiros começam a cantoria.
Na sequência, a coreográfica inicia com as palmas e depois o “bate pé”, movimento muito repetido ao longo da dança, de acordo com o ritmo.

Principais movimentos:

Rasqueado: os violeiros se posicionam para os dançarinos ou frente a frente, e tocam a moda de viola. durante a dança, intercalando com acordes rítmicos específicos. os dançarinos batem as mãos e o pés, intercalando com pulos para formar o ritmo da dança. ou seja são intercalados os momentos do canto do violeiros e o dos dançarinos.
Escova: em duas filas, uma de frente para a outra, os dançarinos dão seis pulos batendo as mãos e os pés.
Serra acima: são alternadas as batidas das mãos e dos pés com voltas da esquerda para direita;
Recortado: mudam constantemente de fileira e posição, no ritmos da música;
Levante: cantam junto com os violeiros, fazendo coro.

Podem usar como música de fundo: A mudança

Canal: Chico Abelha “IVO E VALTECIDES – PROJETO MUSEU VIVO“. Disponível em: <https://youtu.be/zm-8xwyd4l4>. Acesso em: 18 Mai 2022.

Saber Mais

Canal: Record TV Goiás – Campinas é palco de grupos de Catira
Link: https://www.youtube.com/watch?v=x5o8WOFmTNw

Catira – Estilo de dança do folclore brasileiro. Postado por Amanda Maria Azevedo em 29/07/2019. Link: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/catira

Para ouvir a música A Mudança e acompanhar a letra completa acesse: Lourenço e Lourival. A MUDANÇA. Disponível em: https://www.letras.mus.br/lourenco-e-lourival/1078784/


Autoria:Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação.
Componente CurricularArte
Objetivos:
Contextos e Práticas:
Manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas
Repertório corporal

Elementos da Linguagem:
Espaço, ritmos e tempo
Ações corporais


Contextos e Práticas: Patrimônio cultural, material e
imaterial, de culturas diversas
Matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas
Habilidades:
(GO-EF05AR08-A) Contextualizar, apreciar e experimentar manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a dimensão brincante, a capacidade de simbolizar e ampliar o repertório corporal. Valorizar as expressões das tradições e das culturas contemporâneas e periféricas, em âmbito regional e nacional.


(GO-EF05AR10-A) Explorar as diversas ações corporais, como saltar, girar, rolar, correr, na relação com as diferentes formas de orientação no espaço, como deslocamentos, planos, direções, caminhos, bem como tempo/ritmos de movimento, lento, moderado e rápido, ampliando as percepções e sensações sobre o próprio corpo e o corpo do outro, transformando-o em material de pesquisa e criação para o movimento dançado.

(GO-EF05AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, fazendo relações com as experiências em dança.






Referência Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

CATIRA – Estilo de dança do folclore brasileiro. Postado por Amanda Maria Azevedo em 29/07/2019. Link: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/catira>