Olá! Já parou para pensar por que a luz do Sol é tão importante para nossa vida? E que ela varia de intensidade dependendo da época do ano?
No outono e no inverno, os dias são mais curtos e temos a luz solar por menos tempo. Na primavera e no verão, os dias são mais longos, temos a luz do Sol por mais tempo.
As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao Sol. O movimento do nosso planeta em torno do Sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano. Vamos ver um pouquinho sobre isso?
Atividade 1
Observe a imagem abaixo, ela representa as quatro estações do ano. Você lembra quais são elas?
Atividade 2
Você sabe em qual época do ano começa e termina as estações?
A primavera começa em 23 de setembro e termina em 21 de dezembro e é a estação das flores. O verão começa em 21 de dezembro e se estende até 21 de março. É a estação mais quente do ano. O outono começa em 21 de março e vai até 21 de junho. As folhas vão caindo lentamente. O inverno inicia no dia 21 de junho e termina em 23 de setembro. É a estação mais fria do ano, em alguns lugares pode até nevar.
Acesse o link e ouça a história “A máquina das estações” contada por Fafá conta. Convide sua família para ouvir com você.
Atividade 3
Agora que você ouviu a história “A máquina das estações” converse com sua família sobre as seguintes perguntas:
- Qual foi a atitude do prefeito?
- O que os habitantes acharam da decisão dele?
- O que eles fizeram para o tempo voltar ao normal?
Agora, escreva no seu caderno, qual é a sua estação do ano preferida, como ficam as plantas nesse período do ano e quais são as principais atividades que você faz nesta época.
Atividade 4
Acesse o vídeo abaixo e assista “Season – Estações do ano!”
Enquanto você assiste ao vídeo é importante ir pronunciando em voz alta o nome das estações.
Agora, escreva no seu caderno o nome das estações em inglês e traduza para o português. Se quiser você pode assistir o vídeo novamente.
Componentes | Habilidades |
Geografia | (EF02GE04-B) Entender que as relações estabelecidas e vivenciadas em cada grupo social influenciam diretamente na natureza e modo de vida das pessoas. |
Ciências da Natureza | (EF02CI04-A) Descrever características de plantas e ans, como tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, que fazem parte do cotidiano, relacionando-as ao ambiente em que vivem.imai |
Língua Inglesa | (GO-EF01LI14) (Re)Conhecer a língua inglesa no cotidiano da sociedade brasileira/comunidade para refletir sobre o uso desse vocabulário incorporado ao nosso idioma ao nominar os períodos do dia, os dias da semana e nos adjetivos usados para descrever o clima e o tempo. |
Ciclo da infância – Experiências e Curiosidades – 2º ano – B
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.