Olá, estudante! Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza, para o 9º Ano do Ensino Fundamental, está disponível para você, aqui no Portal Conexão Escola, para que possa aprender mais sobre o tema proposto. Bons estudos!
Seja a preservação ou a conservação ambiental, ambos os termos existem devido à necessidade de se combater o avanço da degradação ambiental causada em especial por ações humanas. O consumo irresponsável gera uma enorme produção de resíduos que são descartados na natureza. É urgente uma mudança nos nossos hábitos, adotando o consumo consciente, reivindicando das empresas e governantes, e somando forças para modificar o estado de degradação do planeta Terra. Vamos pensar sobre essas questões?
ATIVIDADE 1
Para iniciar as reflexões de hoje, assista atentamente ao vídeo “Qual a diferença entre preservação e conservação?”, do canal “BioOrbs”, disponibilizado abaixo:
ATIVIDADE 2
No vídeo acima, foram apresentados a você dois conceitos diferentes: preservação e conservação. Você conseguiu entender a diferença entre esses dois termos? Retorne ao vídeo e escreva, no seu caderno de Ciências, no que a conservação se diferencia da preservação ambiental. Explique com suas palavras, não vale copiar!
ATIVIDADE 3
Agora, conheça algumas maneiras de viver em sociedade forma menos predatória, indicadas pelo Instituto Akatu e no canal PontoCom News:
Link texto: https://www.akatu.org.br/noticia/conheca-os-12-principios-do-consumo-consciente
ATIVIDADE 4
Reveja, abaixo, algumas “dicas” dadas pelo Instituto Akatu e pelo PontoCom News:
- Reutilizar produtos e embalagens;
- Separar o “lixo”;
- Lavar as louças com a torneira fechada;
- Usar os dois lados do papel.
De acordo com o que estudou sobre os conceitos de preservação e conservação, responda: tratam-se atitudes relacionadas à preservação ou à conservação da natureza? Justifique a sua resposta.
ATIVIDADE 5
Para concluir essa atividade, produza um texto de 15 a 20 linhas que aponte os problemas ambientais mais significativos que o planeta enfrenta na atualidade e que relacionam-se às ações humanas. Não deixe de apresentar algumas possibilidades para resolver ou minimizar esses problemas. Abaixo, há uma sugestão de leitura, do site Recicloteca, que pode auxiliá-lo na construção dessa narrativa.
Link texto: https://www.recicloteca.org.br/consumo/consumo-e-meio-ambiente/
“FIQUE LIGADO”: seu texto precisa ter título, introdução, desenvolvimento e conclusão – além da paragrafação!
Lembre-se da importância de se ter uma postura crítica frente ao consumo!
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Habilidades |
Ciências da Natureza | Complementar: (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade. |
Língua Portuguesa | Estruturante (EF69LP30-B) Identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os Conteúdos e informações em questão. |