Existem várias produções teatrais que utilizam outros elementos além da história, como música, marionetes, números de circo, de ópera ou de balé e outras variedades de dança. Da mesma maneira, há vários locais que podemos transformar em palco para apresentação de uma cena teatral. A escola é um desses excelentes espaços.
O teatro é um lugar onde as pessoas vão para assistir a espetáculos, geralmente apresentados em um palco. A palavra “teatro” também se refere à arte de representar, ou encenar, ao vivo.
A forma mais comum de representação no palco é a peça teatral, uma história que é encenada para uma plateia.
Há também produções teatrais que utilizam outros elementos além da história: música, marionetes, números de circo, de ópera ou de balé e outras variedades de dança.
Vamos acompanhar agora o canal do Youtube do grupo NÚCLEO COLETIVO 22, apresentando o espetáculo Passagem.
A parte mais importante de um teatro, como casa de espetáculos, é o palco. A encenação acontece na parte da frente do palco, conhecida como proscênio. O palco costuma ser retangular, com um lado aberto, de frente para o público. A plateia assiste à produção que se desenvolve no palco como se estivesse enxergando através da parede de uma sala. Alguns teatros têm um palco que avança parcialmente sobre a plateia. O público ocupa três lados da seção projetada desse palco. Já no chamado teatro de arena, também conhecido como anfiteatro, o público se dispõe em torno do palco, pois ele fica no centro. Outras partes importantes do teatro são os bastidores e os camarins. Há também uma cabine na qual técnicos controlam a iluminação e o som.
Vamos assistir a mais uma encenação teatral com um grupo de jovens atores amadores.
Muito bom! Te inspirou? Que tal montar um esquete com seus familiares? Esquete é uma peça rápida, curta e com teor de comédia. Vocês podem ser os atores ou então confeccionar os personagens com tecidos, papel, ou outro material disponível em sua casa. O que não pode faltar é criatividade. Imaginação. Escreva o texto da peça, organize seu elenco, escolha o local para apresentação, filme tudo e envie para seus professores. E não se esqueça de cuidar de você e dos seus familiares. Fique em casa! Se precisar sair, use máscara. Até mais!
TEATRO
Objetos de conhecimento | Habilidades |
Contextos e Práticas | (EF46AR18-A) Reconhecer o teatro como uma produção coletiva e como um produto cultural com ênfase nas questões éticas, políticas e estéticas. (EF69AR24) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro. (EF46AR25-A) Conhecer, apreciar e refletir sobre as diferentes modalidades teatrais, como o teatro de rua, o teatro musical, o teatro de formas animadas, entre outros. (EF79AR25-B) Estabelecer relações entre a obra teatral e a própria vida (social, política, econômica etc.). |
Elementos da Linguagem | (EF46AR19-A) Compreender as múltiplas possibilidades da construção cênica, explorando diferentes espacialidades, temporalidades, sonoridades, fisicalidades. (EF46AR19) Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferente corporeidade diversidade de personagens e narrativas etc.). (EF79AR26-B) Pesquisar e ampliar o repertório de termos específicos do vocabulário teatral, apropriando-se destes e utilizando-os nas análises e produções. |
Fontes/saiba mais em | Britannica escola https://escola.britannica.com.br/artigo/pe%C3%A7a-teatral/481171 |