Olá!
Tudo bem?
Você tem conseguido manter a sua rotina organizada?
Tem realizado as trilhas da plataforma?
Vamos continuar aprendendo sobre sustentabilidade? Conversaremos sobre lixo, coleta seletiva e destinação de resíduos e a nossa saúde.
Atividade 1
João Pedro gosta muito de ler, sempre pega livros na biblioteca da escola e prefere os livros de ficção científica.
Neste tempo de pandemia ele tem aproveitado para ler bastante, tem lido livros impressos e digitais. Porém às vezes, no meio da leitura aparece uma palavra desconhecida. O João Pedro recorre ao dicionário. E você, o que faz quando isso acontece com você?
Nesta atividade, você recordará como usar o dicionário e o que são os verbetes de dicionário. Assim como os livros digitais, os dicionários também estão na internet.
- Acesse o link a seguir e relembre sobre a organização das palavras.
Relembre o uso do dicionário e como são os verbetes de dicionário.
Atividade 2
Você já comprou alguma coisa no bazar da escola?
Já vendeu ou comprou latinhas?
Já participou de feiras de trocas, ou já trocou coisas que não usava mais por outras que estava precisando?
Sabia que ao fazer uma das ações acima, você consumiu de forma sustentável?
Clique na expressão consumo sustentável para aprender sobre consumo sustentável e conhecer algumas possibilidades.
- Se você encontrar alguma palavra desconhecida no texto, use o dicionário. Para aprender novos conhecimentos precisamos compreender os significados das palavras.
- Das ideias apresentadas no texto lido, qual foi a que você mais gostou? Compartilhe com quem estiver aí com você e conversem sobre o assunto.
- Converse por WhatsApp com um/uma colega sobre consumo sustentável e criem uma ideia de consumo sustentável. Depois compartilhe a ideia com outras pessoas. Vamos aproveitar esse momento para aprendermos novos hábitos, além dos hábitos de higiene? Mãos à obra!
Atividade 3
Você já ouviu o termo cidade inteligente? As cidades inteligentes exigem planejamento, tecnologia e mudanças de comportamento de seus moradores. Não importa o tamanho das cidades, todos podemos propor ações para preservar recursos naturais e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
- Acesse o link abaixo e assista ao vídeo para conhecer como funcionam as cidades inteligentes. Ah! O vídeo é legendado, então atenção às legendas.
- Inspirado(a) no vídeo, pense em uma proposta para tornar sua cidade mais sustentável e anote para sugerir aos candidatos à prefeito e vereadores de sua cidade. Afinal isso é exercer a cidadania e mesmo não votando ainda, você pode e deve contribuir. Combinado?
Atividade 4
Já pensou em como você estará quando dezembro chegar? Será que muita coisa terá mudado aí em sua cidade? E você, será que terá os mesmos gostos e opiniões? Que tal fazer a capsula do tempo, guardar em algum lugar, dentro de uma caixa e abri-la no final do ano? Você pode convidar as pessoas da sua casa para fazer a delas também.
- Primeiro faça uma capa bem legal para sua cápsula do tempo. Você poderá fazer um desenho, uma colagem ou um desenho.
- Você está vivendo a história agora, que tal registrar e ou guardar na sua capsula do tempo: algumas fotos, um diário de seus dias, notícias de jornais que achar importante, seus desenhos criados, fotos e/ou desenho de seu animal de estimação.
- Comece explicando quem é você, seus gostos, brinquedos, prato favorito, brincadeiras que mais gosta, nome dos seus pais, e outras coisas que você achar importante deixar registrado.
- Fale sobre os seus sentimentos. Como você tem se sentido neste tempo de pandemia.
- Faça uma lista com 5 coisas que você quer fazer até o final do ano.
- E por fim, escreva uma carta para você mesmo. Não se esqueça de colar o nome da sua cidade, a data e o seu nome.
Componentes | Habilidades |
Língua Portuguesa | (EF05LP22) Ler e compreender verbetes de dicionário, identificando a estrutura, as informações gramaticais (significado de abreviaturas) e as informações semânticas. |
Ciências da Natureza | (EF05CI05-C) Construir propostas coletivas para um consumo sustentável em atividades cotidianas, propondo soluções para o descarte adequado. |
Geografia | (EF05GE12-A) Identificar órgãos do poder público, entidades da sociedade civil organizada e da iniciativa privada responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida, tanto em áreas urbanas, como rurais. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.