As brincadeiras são aprendidas no contexto familiar, na instituição educativa, na comunidade e devem fazer parte da rotina das crianças. Ao brincar, a criança significa e ressignifica a realidade – fatos, situações, relações, hábitos e costumes – apropriando-se de conhecimentos e ampliando suas possibilidades de imaginação, de criação, de escolha e de tomada de decisões tornando o seu pensamento cada vez mais organizado e complexo. As brincadeiras são mediadas pela cultura e através delas as crianças se apropriam das diferentes linguagens, vivenciam experiências éticas, estéticas e artísticas.
A brincadeira pode ser considerada patrimônio cultural e imaterial de uma sociedade. E quem vai nos falar um pouco mais sobre esse assunto é professora Romilda Mendes. Vamos assistir?
Que tal proporcionar brincadeiras desafiadoras para seu bebê? Veja o vídeo produzido pelo Canal Massacuca com tubos de papel e bolinhas, e caso você não tenha esses materiais, utilize outros objetos, como bolas de papel, jornal, meias e etc. O importante é proporcionar aos bebês um universo cheio de possibilidades e descobertas.
A brincadeira já pode começar!
A proposta “Brincar de preservar” fez parte do Programa Conexão Escola com o tema O Brincar e a Cultura transmitido pelas TV Sagres (Canal 26) e TV UFG (Canal 15.1 UHF | 21 NET). Quer assistir na íntegra? Acesse os links abaixo!
Proponentes/Curadoria | NEC |
Professor(a) convidado(a) | Romilda Mendes |
Parceiros/autorização | Canal Omelete e Alexandre Canal As aventuras de Miau Canal Cantos da Carochinha |
Educação Infantil – bebês