As crianças desde muito pequenas gostam de descobrir o que está a sua volta, os sons, os objetos e os barulhos do cotidiano. Tocar, sentir, explorar as possibilidades dos objetos é uma maneira de compreender o mundo.
Descobrir sobre como os objetos funcionam possibilita a criança – a experimentação, a curiosidade, a expressão, a imaginação e a formulação de hipóteses. Por esse motivo é tão importante que nós adultos oportunizemos experiências que envolvam a exploração de diferentes materiais – como, por exemplo, aqueles que emitam sons.
Ao explorar a sonoridade dos objetos as crianças tem a possibilidade de – ouvir, produzir sons, reconhecer e aproximar-se de experiências sonoras e musicais.
A professora Joyce do CEI Juliana Pires separou alguns objetos da casa dela para nos mostrar diferentes possibilidades sonoras. No final do vídeo ela nos ensina a construir um pandeiro com objetos que temos em casa.
Vamos conferir?
Que tal, convidar o seu filho(a) para:
Criar ou explorar algumas possibilidades sonoras com materiais disponíveis em casa, como panelas, potes de plástico, caixas de madeira ou papelão, latas de alumínio, utensílios de cozinha e diferentes materiais que fazem sons.
Incentive-o a criar sons com objetos, a brincar com os sons do próprio corpo.
Quer se inspirar? Veja o José Henrique do Grupo Taquitá ritmando a música “Sabia na Gaiola” com seu próprio corpo.
Proponentes/Curadoria | NEC |
Professora Convidada | Joyce – CEI Juliana Pires |
Parceiros/Autorização | Grupo Taquitá |
Educação Infantil – Crianças pequenas