A Plimpton 322 é uma peça de argila encontrada por volta de 1920 em algum ponto do deserto do Iraque que a princípio não foi tratada como um objeto de importância e ficou cerca de 10 anos guardada. A peça foi criada entre 1900 e 1600 a. C aproximadamente. Após estudos na peça constatou-se que trata-se de uma série de triplas pitagóricas, que são valores naturais de pares de catetos e hipotenusa que satisfação o Teorema de Pitágoras. Seu dono George A. Plimpton doou a peça para Columbia University.
Atividade 1
Caro estudante, propõe-se para esta atividade que você faça uma pesquisa sobre a Plimpton 322. Escreva no seu caderno as principais impressões e como essa descoberta pode ajudar a reescrever a História da Matemática. Sugerimos que você amplie suas buscas sobre o tema e apresente o resultado de sua pesquisa ao seu professor para que possam compartilhar seus conhecimentos.
Atividade 2
Acesse o link abaixo e leia o texto “Misteriosa tábua de pedra babilônica de 3.700 anos é traduzida”:
https://www.epochtimes.com.br/misteriosa-tabua-pedra-babilonica-3700-anos-traduzida/
Componente(s) Curricular(res) | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | EF09MA14: Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes. |
Créditos | Escola Digital Link: https://escoladigital.org.br/roteiro-de-estudo/voce-conhece-a-placa-de-argila-plimpton-322-57314 |
Publicado por | Lilian Oliveira Daniel |
Curado por | Cristiane Delboni |
EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries