Good Evening, students!!! Boa noite, alunos! O “INTERNETÊS” é uma linguagem virtual e atualmente utilizada constantemente devido à facilidade que a população tem em acessar ambientes virtuais.
Atividade 1
Vc sabe o q eh internetês? Naum? Entaum tá na hra de aprender + sobre esse assunto! =)
Se você acha que não sabe o que é internetês, mas conseguiu ler as orações acima sem nenhuma dificuldade, acaba de descobrir que não só sabe como provavelmente também o usa! Quem nunca apelou para a abreviação das palavras durante um bate-papo virtual, hein? Aposto que você já precisou eliminar letras, sílabas inteiras e até mesmo a acentuação de alguns vocábulos na hora de conversar nos ambientes virtuais, tudo isso para deixar a comunicação mais dinâmica e mais parecida com nossas conversas da modalidade oral.
Essa linguagem simplificada e informal chamada internetês surgiu no ambiente da Internet, lá nos anos 1990. Sua principal função é conferir dinamismo às conversas. Para isso, inventamos uma sintaxe meio maluca, ignoramos as regras ortográficas e abusamos dos “emoticons” 😊 ☹, que servem para traduzir em símbolos a maneira como nos sentimos, já que a escrita não conta com os mesmos recursos de expressividade disponíveis na oralidade. Veja alguns exemplos de internetês:
Criamos alternativas inteligentes para nos comunicarmos com rapidez e, ao mesmo tempo, diminuir a distância e a impessoalidade dos diálogos travados nos ambientes virtuais. Ótimo, não? Sim, mas há controvérsias… Apesar de ser uma linguagem muito útil em nosso dia a dia, o internetês deve ficar restrito à internet. Existe um princípio chamado de “adequação linguística” que nos mostra a importância de utilizar adequadamente (ou seja, respeitando o contexto comunicacional) os diferentes registros da língua portuguesa. Assim como não falamos com nossos pais como falamos com nossos colegas de escola, e vice-versa, não devemos também permitir que o internetês invada uma praia que não é a dele, isto é, não devemos permitir que ele “contamine” a escrita de textos que exijam a adequação à norma culta da língua.
Escrever fazendo uso de siglas, abreviaturas e emoticons tornou-se um hábito tão corriqueiro que, às vezes, nem notamos que estamos fazendo uso de uma linguagem que deveria ficar restrita à internet. O internetês é um fenômeno interessante, mas deve ser tratado como uma linguagem grupal (tipo de língua utilizado por grupos específicos: note que a maioria dos adeptos do internetês são crianças e jovens) e adequada apenas para contextos específicos. Na escola e na vida profissional, devemos priorizar nos textos escritos a norma culta, variedade que deve ser aprendida e preservada. Respeitar as variações linguísticas é fundamental, assim como é fundamental escolher a variedade adequada para cada situação, certo?
Assista ao vídeo abaixo:
1. Após a leitura do texto, como você explicaria para um colega a definição do termo “internetês”? Dê um exemplo.
Atividade 2
Observe com atenção:
- 10Q – Thank you (obrigado)
- 143 – I love you (amo você, te amo)
- 2day – today (hoje)
- 4 – for
- 4ever – forever (para sempre) [também pode ser 4eva]
- AML – all my love (com todo meu amor)
- A/S/L – Age, Sex Location (idade, gênero e localização)
- BG – be good (fique bem! | comporte-se!)
- BRB – Be right back (volto já)
- CU – See you! (Até mais!)
- G4U – good for you
- GR8 – great (ótimo, excelente, bom demais, da hora)
- GTH – Go to hell! (Vá para o inferno!)
- HAK – hugs and kisses (abraços e beijos)
- IDK – I don’t know (eu não sei, sei lá)
- J/K Just kidding – (Brincadeirinha! | Tô brincando! | Tô zoando!)
- K ou KK – Ok (legal, bacana, beleza, tá bom, ok)
- LOL – Laughing Out Loud (serve para indicar risadas)
- OMG – Oh, my God! (Aí, meu Deus! | Meu Deus do Céu!)
- PLS ou PLZ – Please (Por favor)
- R – are
- THX – Thanks! (Obrigado!)
- U – you (você/s)
- YW – You’re welcome! (De nada!)
Gírias da Internet em Inglês | Dicas de Inglês (inglesnapontadalingua.com.br) – adaptado
Reescreva a mensagem abaixo desfazendo as abreviações. A seguir, responda: Qual o objetivo da mensagem transmitida ao Leo?
Proponentes – Professores: | Letícia Martins Côrtes |
Instituição Educacional: | E.M. Joaquim Câmara Filho |
CRE: | Jarbas Jayme |
EAJA –Série: | 8ª Série |
Componente Curricular: | Língua Inglesa |
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALI0817) Compreender a linguagem do meio digital como uma variante dinâmica da língua. |