Olá! Você pertence a uma comunidade. Mas você já percebeu se tem alguma forma de contribuir para o crescimento dos grupos sociais existentes em sua comunidade? Já pensou que você pode ser um agente que contribui para acabar com injustiças sociais? Nossa comunidade é formada por diferentes grupos sociais. Para uma vida em harmonia em uma comunidade é necessário haver respeito a todos as pessoas, e ainda, saber que cada um pode fazer a diferença.
Assista ao vídeo abaixo: “A Cidade mais esquecida de Goiás” – Convide alguém de sua família para assistir ao vídeo com você.
Responda com base no vídeo:
- Qual é o nome da Comunidade?
- Quais os serviços que faltam para eles?
- O que você acredita que deveria ser feito para modificar a vida dessa comunidade?
Convide uma pessoa de sua família para ler o cartaz abaixo com você:
Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/-I_kR0ijzuG0/TxxfJ3Yj_-I/AAAAAAAAADE/iMJaVMm-QNI/s200/SDC10013.JPG
Responda às questões oralmente:
- Quais desses pontos do cartaz você considera fundamental para a economia de sua comunidade?
- Jogar lixo em lotes baldios e ainda colocar fogo, trazem que consequências para a comunidade?
- Qual dos pontos do cartaz, pode ajudar as pessoas de seu grupo social a terem mais conhecimento?
- Responda em seu caderno (se precisar retome o cartaz da última atividade)
- Você ajuda seus grupos sociais primários? (família, amigos, parentes)
- Escreva com suas palavras como você contribui com sua comunidade.
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
História | – Reconhecer o seu pertencimento a um grupo social, família, comunidade, trabalho e conscientizar-se de sua identidade social. – Compreender-se como partícipe do processo histórico e a importância de todos os cidadãos na conservação ou transformação das relações políticas, econômicas, culturais e sociais. |
Língua Portuguesa | – Ler e compreender gêneros do campo da vida pública visando à apropriação da escrita alfabética. – Ler e compreender gêneros do campo da vida pública visando à apropriação da escrita alfabética. – Praticar a oralidade por meio da interação e dos gêneros discursivos. – Fazer a leitura de textos a partir da decodificação de palavras com sentido e significado, possibilitando a fluência a leitura em diferentes tipos de textos da vida cotidiana. – Produzir textos com diferentes intenções e que circulam no campo da vida pública. – Reconhecer a importância de campanhas publicitárias elaboradas por várias instâncias da vida pública. |