You are currently viewing Transformando minha comunidade

Transformando minha comunidade

Olá! Você pertence a uma comunidade. Mas você já percebeu se tem alguma forma de contribuir para o crescimento dos grupos sociais existentes em sua comunidade? Já pensou que você pode ser um agente que contribui para acabar com injustiças sociais? Nossa comunidade é formada por diferentes grupos sociais. Para uma vida em harmonia em uma comunidade é necessário haver respeito a todos as pessoas, e ainda, saber que cada um pode fazer a diferença.


Assista ao vídeo abaixo: “A Cidade mais esquecida de Goiás” – Convide alguém de sua família para assistir ao vídeo com você.

“A cidade mais esquecida de Goiás” – Canal: Estadão – Link: https://www.youtube.com/watch?v=wUgFd0mbUvo&t=50s

Responda com base no vídeo:

  • Qual é o nome da Comunidade?
  • Quais os serviços que faltam para eles?
  • O que você acredita que deveria ser feito para modificar a vida dessa comunidade?

Convide uma pessoa de sua família para ler o cartaz abaixo com você:

Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/-I_kR0ijzuG0/TxxfJ3Yj_-I/AAAAAAAAADE/iMJaVMm-QNI/s200/SDC10013.JPG


Responda às questões oralmente:

  • Quais desses pontos do cartaz você considera fundamental para a economia de sua comunidade?
  • Jogar lixo em lotes baldios e ainda colocar fogo, trazem que consequências para a comunidade?
  • Qual dos pontos do cartaz, pode ajudar as pessoas de seu grupo social a terem mais conhecimento?

  • Responda em seu caderno (se precisar retome o cartaz da última atividade)
  • Você ajuda seus grupos sociais primários? (família, amigos, parentes)
  • Escreva com suas palavras como você contribui com sua comunidade.

ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História– Reconhecer o seu pertencimento a um grupo social, família, comunidade, trabalho e conscientizar-se de sua identidade social.
– Compreender-se como partícipe do processo histórico e a importância de todos os cidadãos na conservação ou transformação das relações políticas, econômicas, culturais e sociais.
Língua Portuguesa– Ler e compreender gêneros do campo da vida pública visando à apropriação da escrita alfabética.
– Ler e compreender gêneros do campo da vida pública visando à apropriação da escrita alfabética.
– Praticar a oralidade por meio da interação e dos gêneros discursivos.
– Fazer a leitura de textos a partir da decodificação de palavras com sentido e significado, possibilitando a fluência a leitura em diferentes tipos de textos da vida cotidiana.
– Produzir textos com diferentes intenções e que circulam no campo da vida pública.
– Reconhecer a importância de campanhas publicitárias elaboradas por várias instâncias da vida pública.