Olá! Você utiliza redes sociais? Muitas pessoas têm utilizado WhatApp, Instagram, Facebook etc. Você já parou para pensar que é possível utilizar essas redes sociais para inovar seu trabalho? No entanto, é preciso cuidado com o que você posta nas redes, pois fala muito sobre você. Mesmo com todo esse acesso disponível, ainda existem pessoas que estão excluídas digitalmente.
O acesso a internet, às redes sociais tem sido algo muito frequente, facilitando a vida de muitas pessoas, o contato com a família, amigos, trabalho e às vezes, até aumentando o lucro de algumas pessoas. No entanto, nem todas as pessoas possuem redes sociais, ou mesmo acesso a internet no Brasil, gerando uma exclusão digital.
ATIVIDADE 1
Acesse o link e assista ao vídeo: “Rede sociais X Processos seletivos”:
● Você tem redes sociais? Quais?
● Sobre quais assuntos você mais fala em suas redes sociais?
● Você verifica se a mensagem que você compartilha é de fonte segura, antes de passá-la para frente?
● Você coloca suas habilidades profissionais nas redes sociais?
ATIVIDADE 2
Observe as charges abaixo:
● O que você vê nessas nas charges?
● Na sua opinião, por que algumas pessoas não têm acesso a internet?
● Como poderíamos diminuir essa desigualdade digital?
ATIVIDADE 3
Observe o texto do Youtube, apresentado abaixo:
Fonte: https://www.youtube.com/channel/UCK2MjLo_GrBu-ikOkhYxK5w
Escreva em seu caderno:
● Qual o nome da personagem acima?
● Quantas pessoas estão inscritas nesse canal?
● Quantos vídeos foram postados?
● Que palavras Vovó Ana utiliza para incentivar as pessoas a inscreverem em seu canal?
● Você acredita que a Vovó Ana Maria pode se beneficiar de alguma forma postando suas receitas no YouTube?
ATIVIDADE 4
Escreva no seu caderno um pequeno texto:
● Imagine que você foi convidado(a) para fazer um vídeo para o YouTube.
● O que você apresentaria?
● Quais as suas habilidades que você poderia contribuir com outras pessoas?
● O trabalho que você realiza hoje é realmente o que você deseja fazer?
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
História | Relatar suas experiências no mundo do trabalho em comparação com experiências de demais sujeitos: que se aproximam ou se distanciam do ponto de vista de classe social.Relacionar desenvolvimento tecnológico, atividades produtivas, valor da hora trabalhada, trabalho e desemprego.Relacionar desenvolvimento tecnológico, atividades produtivas, valor da hora trabalhada, trabalho e desemprego. |
Língua Portuguesa | Desenvolver antecipações de hipóteses textuais, com base em conhecimentos prévios, informações implícitas ou suposições. Ler e compreender recursos gráfico-visuais, digitais e impressos, relacionando-os a linguagem verbal. Utilizar textos multissemióticos, relacionando-os com ilustrações e outros recursos gráficos. Identificar os tipos textuais que circulam socialmente. Planejar e produzir textos considerando sua situação comunicativa. Identificar os tipos textuais que circulam socialmente. Produzir texto de forma autônoma, considerando o tema e a linguagem adequada ao gênero textual. Identificar as finalidades e funções de textos a partir dos suportes. |
EAJA – Ética e Cidadania – 1º Segmento – 1ª Série