Olá! O trabalho doméstico continua sendo uma responsabilidade feminina, apesar de todas as conquistas das mulheres ao longo das últimas décadas. Assim, para que uma mulher seja uma profissional muito bem sucedida no mercado de trabalho, ela precisa contar com o suporte de outra, que cuide da sua casa e dos seus filhos: a empregada doméstica. Esse trabalho, apesar de ser essencial, não é valorizado e relega quem o faz a uma certa invisibilidade social. Você já parou para pensar sobre isso? Em sua
casa, quem cuida desses afazeres? Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto?
Atividade 1
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo “Trabalho doméstico, trabalho decente”.
Atividade 2
Após assistir ao vídeo, reflita e converse com a sua família:
• Vocês conhecem a lei que regulamenta o trabalho doméstico no Brasil?
• Por que o trabalho doméstico continua sendo uma tarefa predominantemente feminina?
• Em sua opinião, por que esse tipo de trabalho é tão desvalorizado?
Atividade 3
Acesse o link abaixo e leia o texto “Estudo do Ipea traça um perfil do trabalho doméstico no Brasil”, mas antes pegue o seu caderno para anotar as principais informações do texto.
https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=35255&catid=10&Itemid=9
Atividade 4
Você conhece alguma empregada doméstica? Após relacionar as atividades 1 e 3 às suas reflexões e conhecimentos sobre o assunto, escreva um relato sobre a sua experiência ou de mulheres próximas a você (esposa, mãe, avó, tia) com o trabalho de empregada doméstica. No texto, conte um pouco sobre a rotina e os desafios diários dessa profissão. Faça um rascunho, revise-o e depois passe a limpo em seu caderno.
Saiba Mais
Lei Complementar No150, de 1o de junho de 2015
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp150.htm
Filme: “Que horas ela volta?”, 2015, direção de Anna Muylaert.
Componente(s) Curricular(res) | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP0615) Ler e identificar as informações e dados de fontes diversas (impressas, digitais). (EAJALP0626) Identificar, em textos, os diversos efeitos de sentido possíveis. (EAJALP0641) Planejar, escrever, reescrever, revisar e editar textos. |
Professor | Raquel Martins |
Instituição Educacional | E.M. Jaime Câmara / E.M. Vila Rosa |
CRE | Maria Thomé Neto |
EAJA – Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries