“Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos…”
Clarice Pacheco, uma poetisa, fala da importância da leitura nesses versos. E você gosta de ler? A leitura é de grande importância para a aprendizagem do ser humano, além de favorecer o aprendizado de conteúdo, aprimora também a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento. O hábito da leitura pode também funcionar como um exercício para ativar a memória, melhorar o raciocínio e a atenção. Dentre uma variedade enorme de gêneros, existe um que apresenta versos e estrofes. Também tem rimas e muita sonoridade. Descobriu de qual gênero estamos falando? Se você respondeu poema ou texto poético ou ainda poesia acertou!! Já experimentou ler poemas? Fechar os olhos e viajar com a leitura? A poesia pode despertar nossas emoções, nos leva ao mundo da imaginação. Mas os textos poéticos exigem muitos cuidados quanto à leitura no que diz respeito aos significados das palavras e a pontuação, o que faz com que a leitura seja mais compassada.
Querido aluno, com o auxílio de um familiar, acesse os links abaixo e siga as orientações para realizar as atividades descritas. Primeiro você irá conhecer a estrutura do texto poético, em seguida identificar as rimas e depois “colocar a mão na massa”, produzindo uma estrofe com as palavras: cantar e pular.
Vamos lá?
ATIVIDADE 1
Assista ao vídeo que mostra a estrutura de um texto poético.
ATIVIDADE 2
Assista agora ao vídeo que traz o poema “A Bailarina” de Cecília Meireles. Veja a magia e imaginação que o poema pode nos transmitir. A seguir anote em seu caderno o maior número de pares de rimas que conseguiu identificar no poema “A Bailarina”. Vamos lá?
ATIVIDADE 3
Agora é com você! Pegue papel e lápis, solte a imaginação. Escreva uma estrofe onde apareçam as palavras: cantar e pular. Mostre a um familiar ou amigo e peça a opinião dele sobre sua produção textual.
Objeto de Conhecimento | Composição de textos poéticos: estrofes, versos Rimas Formação de leitor literário |
Habilidades | (EAJALP02263) Compreender e realizar a leitura dos elementos formais do texto, como estrutura composicional, linguagem e recursos literários e a situação comunicativa em que ele foi produzido; (EAJALP0458) Produzir textos em versos; (EAJALP0476) Reconhecer o uso de recursos rítmicos e sonoros como aliteração, assonância, eco e repetição em poemas. |
Proponentes/ Professores: | Ana Maria de Sousa Garcia |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Padre Pelágio |
CRE: | Maria Helena Batista Bretas |
EAJA – 1º Segmento – 2ª Série – Experiência e Curiosidade – Adaptado