You are currently viewing Língua Portuguesa – Texto narrativo e poema

Língua Portuguesa – Texto narrativo e poema

Olá! Hoje faremos a leitura de dois gêneros textuais diferentes: uma narrativa e um poema. Convide alguém da sua casa para ler com você!


ATIVIDADE 1

LEIA A NARRATIVA A SEGUIR:

A LEOA E A RAPOSA

              Todos os animais estavam se vangloriando de suas famílias numerosas. Somente a leoa se mantinha em silêncio. Ela não disse nada, nem mesmo quando a raposa toda orgulhosa, desfilou seus filhotes diante dela.

               – Olhe! – disse a raposa. – Veja minha ninhada de raposinhas vermelhas; são sete! Diga-nos, quantos filhos você têm?

               – Somente um – Respondeu tranquila a leoa. – Mas é um leão!


ATIVIDADE 2

ANOTE EM SEU CADERNO

  1. O QUE É NARRAÇÃO?

É o texto que relata fatos ou acontecimentos reais ou fictícios, de forma linear ou não-linear, com a participação de personagens cuja ação é contada por um narrador.


ATIVIDADE 3

LEIA O POEMA A SEGUIR DE CECÍLIA MEIRELES:

NO MISTÉRIO DO SEM-FIM

No mistério sem-fim

Equilibra-se um planeta.

E, no planeta, um jardim,

E, no jardim, um canteiro;

No canteiro uma violeta,

E, sobre ela, o dia inteiro,

Entre o planeta e o sem-fim,

a asa de uma borboleta.


ATIVIDADE 4

ANOTE EM SEU CADERNO

  1. POEMA: É o gênero textual que se constrói não apenas com ideias e sentimentos, mas também por meio do emprego do verso e seus recursos musicais – a sonoridade e o ritmo das palavras.

ATIVIDADE 5

ANOTE EM SEU CADERNO

  1. Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:

(     ) O texto narrativo relata apenas fatos verídicos (verdadeiros).

(     ) O texto narrativo contém versos assim como o poema.

(     ) Todo poema possui rimas.

(     ) Todo texto narrativo tem um narrador.

(     ) Todo poema tem personagens.

(     ) O poema só trata de assuntos fictícios (inventados).

(     ) O texto narrativo se passa em um determinado tempo e espaço.


Proponentes – Professores:Luciana Alves Rodrigues
Instituição Educacional:Escola Municipal Pedro Xavier
CRE: Jarbas Jayme

Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos. https://www.youtube.com/watch?v=L2bINZ0G_yI

EAJA –Série: 1ª série
Componente Curricular:Língua Portuguesa                                                 
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALP0101) Ler coletivamente gêneros discursivos do campo da vida cotidiana que explorem a consciência fonológica, visando à apropriação da escrita alfabética.(EAJALP0105) Reconhecer coletivamente as características e organização de histórias, identificando narrativas.