Olá! Hoje faremos a leitura de dois gêneros textuais diferentes: uma narrativa e um poema. Convide alguém da sua casa para ler com você!
ATIVIDADE 1
LEIA A NARRATIVA A SEGUIR:
A LEOA E A RAPOSA
Todos os animais estavam se vangloriando de suas famílias numerosas. Somente a leoa se mantinha em silêncio. Ela não disse nada, nem mesmo quando a raposa toda orgulhosa, desfilou seus filhotes diante dela.
– Olhe! – disse a raposa. – Veja minha ninhada de raposinhas vermelhas; são sete! Diga-nos, quantos filhos você têm?
– Somente um – Respondeu tranquila a leoa. – Mas é um leão!
ATIVIDADE 2
ANOTE EM SEU CADERNO
- O QUE É NARRAÇÃO?
É o texto que relata fatos ou acontecimentos reais ou fictícios, de forma linear ou não-linear, com a participação de personagens cuja ação é contada por um narrador.
ATIVIDADE 3
LEIA O POEMA A SEGUIR DE CECÍLIA MEIRELES:
NO MISTÉRIO DO SEM-FIM
No mistério sem-fim
Equilibra-se um planeta.
E, no planeta, um jardim,
E, no jardim, um canteiro;
No canteiro uma violeta,
E, sobre ela, o dia inteiro,
Entre o planeta e o sem-fim,
a asa de uma borboleta.
ATIVIDADE 4
ANOTE EM SEU CADERNO
- POEMA: É o gênero textual que se constrói não apenas com ideias e sentimentos, mas também por meio do emprego do verso e seus recursos musicais – a sonoridade e o ritmo das palavras.
ATIVIDADE 5
ANOTE EM SEU CADERNO
- Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O texto narrativo relata apenas fatos verídicos (verdadeiros).
( ) O texto narrativo contém versos assim como o poema.
( ) Todo poema possui rimas.
( ) Todo texto narrativo tem um narrador.
( ) Todo poema tem personagens.
( ) O poema só trata de assuntos fictícios (inventados).
( ) O texto narrativo se passa em um determinado tempo e espaço.
Proponentes – Professores: | Luciana Alves Rodrigues |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Pedro Xavier |
CRE: | Jarbas Jayme |
Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos. | https://www.youtube.com/watch?v=L2bINZ0G_yI |
EAJA –Série: | 1ª série |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP0101) Ler coletivamente gêneros discursivos do campo da vida cotidiana que explorem a consciência fonológica, visando à apropriação da escrita alfabética.(EAJALP0105) Reconhecer coletivamente as características e organização de histórias, identificando narrativas. |