Estamos no período de pandemia e o tempo já não é mais o mesmo para todos. Alguns ficam em casa o tempo todo, outros o trabalho toma todo o tempo, e infelizmente outros não tem mais tempo pois estão nos hospitais pedindo para o tempo não acabar.
O “tempo” já não é mais o mesmo. Muitos gostariam de voltar no tempo, outros preferem que o tempo passe mais rápido e alguns nem tem tempo para nada.
Esse é o tempo de aprender a se cuidar e também de cuidar de outras pessoas. Como está seu tempo?
Atividade 1
Acesse o link abaixo, e assista a um vídeo sobre o tempo a partir do teatro de bonecos. Se quiser poderá chamar alguém para assistir à apresentação com você.
Atividade 2
Após assistir ao vídeo, escreva em seu caderno as seguintes questões:
Como você tem utilizado seu tempo nesse período de pandemia?
Você tem usado seu tempo para movimentar seu corpo?
Você observa como as pessoas se expressam a partir do corpo, dos gestos ou de movimentos? Explique o que você mais observa.
Atividade 3
Acesse o link “Trem Bala”de Ana Vilelae observe como as personagens do vídeo, utilizam-se do corpo para se expressar e como a letra da música traz o elemento tempo.
Atividade 4
Após apreciar o clipe de Ana Vilela, escreva em seu caderno um texto descrevendo sonhos que você quer ter “tempo” de realizar.
Atividade 5
Leia o poema de Mario Quintana, e reflita sobre o “Tempo” como pode ser valioso.
O tempo
Mario Quintana
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal…
Quando se vê, já terminou o ano…
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado…
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo…
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
Saiba Mais | Referências:
Vídeo sobre o tempo de Mario Quintana
Componente(s) Curricular(res) | Arte-teatro |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAAR0890). Compreender as múltiplas possibilidades de interação da composição teatral com as diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc) |
Professor: | Eleny Macedo de Oliveira |
Instituição Educacional: | Escola Municipal João Vieira da Paixão Escola Municipal Monteiro Lobato |
CRE: | Jarbas Jayme |
EAJA – Corpo, Expressão e Movimento – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries