Olá! Você sabia que as nossas roupas, alimentos, calçados, acessórios, eletroeletrônicos, utensílios domésticos, enfim, tudo que nos rodeia tem origem na natureza?
Na aula de hoje vamos compreender como que o homem explora os recursos naturais obtendo matéria-prima necessária para produzir as mais diversas mercadorias, e como que a falta de conscientização ambiental agravada pelo aumento significativo do consumismo tem provocado alterações irreversíveis no meio ambiente.
Atividade 1
Leia o texto “Natureza e Ação Humana” :
As sociedades constituem-se por meio da síntese da relação entre a natureza e a ação humana. É possível manter tal relação sem prejudicar o meio ambiente?
Os seres humanos, desde tempos pré-históricos, atuam no sentido de transformar o meio natural em que vivem. Inicialmente, todos os povos do mundo eram nômades, ou seja, deslocavam-se de um local para outro, buscando por alimentos e por locais de moradia e sustento. Com o tempo, foram desenvolvidas técnicas para cultivo de vegetais e frutos, além da adoção de procedimentos de confinamento e criação de animais. Com isso, desenvolveram-se a agricultura e a pecuária, o que permitiu que os grupos humanos pudessem fixar-se em determinados locais, formando as primeiras civilizações.
Por esse motivo, dizemos que o espaço geográfico – o campo das atividades humanas – é sempre produzido e transformado pela sociedade. Assim, percebemos que existe um vínculo entre natureza e ação humana, ou seja, entre o espaço natural e o espaço geográfico. Como exemplo dessa ação, temos as matérias-primas extraídas do meio ambiente ou a remoção de matas e florestas para o cultivo de alimentos ou matérias-primas empregadas na produção de mercadorias. A extração de minérios também pode ser considerada um exemplo da forma como o ser humano transforma o ambiente em que vive.
Mas essa relação é sempre tranquila e harmoniosa? Não. Muitas vezes os seres humanos exploram além da conta a natureza, provocando profundas alterações sobre o meio natural. Quando áreas inteiras de florestas são devastadas ou quando rios são profundamente poluídos, observa-se o impacto da sociedade sobre a natureza.
Texto completo disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/natureza-acao-humana.htm#:~:text=N%C3%A3o%20pare%20agora…,natural%20e%20o%20espa%C3%A7o%20geogr%C3%A1fico.
Atividade 2
Acesse o link abaixo e assista o vídeo: “ A relação do homem com a natureza e o meio ambiente que o rodeia”
Atividade 3
No vídeo apresentado observamos os aspectos relacionados à apropriação dos recursos naturais pelo homem para atender as suas necessidades, e que devido à irresponsabilidade nesse processo, o mesmo passa a ser vítima de suas próprias ações.
Após análise, responda:
Em quais momentos do vídeo você percebe que a natureza está sendo dominada para atender aos interesses humanos?
Quais as consequências que a exploração descontrolada dos recursos naturais pode provocar ao meio ambiente?
Como você pode contribuir para conter o avanço das agressões ao meio ambiente?
Saiba Mais | Referências
Assista ao vídeo abaixo para complementar a relação entre natureza e sociedade ao longo do tempo:
Vídeo disponível em:
PENA, Rodolfo F. Alves. “Natureza e ação humana”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/natureza-acao-humana.htm Acesso em 27 de julho de 2020.
Componente(s) Curricular(res) | Geografia História Português |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAGEO00506) Entender a influência dos processos produtivos em diferentes momentos históricos na modificação das paisagens locais e nas dinâmicas naturais. (EAJAGEO0507) Identificar os impactos causados pelo uso e apropriação do espaço natural em larga escala. (EAJALP0510) Realizar leitura de pesquisas em fontes impressas e digitais. (EAJAHI0552) Discutir as dinâmicas econômicas e comerciais do mundo antigo ao Medievo. |
Professor: | Jacqueline Rocha Santos |
Instituição Educacional: | E. M. Maria de Araújo Freitas |
CRE: | Maria Thomé |
EAJA –Ética e Cidadania – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries