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Matemática – Situações Problemas

Olá, tudo bem? Nas aulas dessa semana vamos trabalhar situações problema e conceitos básicos envolvendo as operações multiplicação e divisão.

SITUAÇÕES PROBLEMA – MULTIPLICAÇÃO

1) Leia o texto abaixo:

multiplicação é uma das operações matemáticas básicas. Ela é uma evolução natural da adição, pois é definida de modo que represente a soma de determinado número de conjuntos que possuem a mesma quantidade de elementos.

Por exemplo: é usual comprar muitos exemplares de um mesmo produto em supermercados. Caso compre oito produtos que custem R$ 2,00, o total a ser pago será de R$ 16,00, pois somamos o valor R$ 2,00 oito vezes. Sendo assim: 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 = 16

  • Essa soma pode ser representada pelo símbolo “x”. No exemplo anterior: 2×8 = 2·8 = 16

Dessa maneira, somamos oito conjuntos de 2 reais cada. Nesse exemplo, os números 2 e 8 recebem o nome de fatores e essa operação deve ser lida da seguinte maneira: duas vezes oito é igual a dezesseis.            Em outras palavras, multiplicação é uma maneira que facilita a soma de números iguais. A imagem a seguir contém todos os resultados das multiplicações que envolvem os fatores de 1 a 10.

1) Resolva os probleminhas matemáticos a seguir:

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SITUAÇÕES PROBLEMA – DIVISÃO

1) Leia o texto abaixo:

 O que é a divisão? A divisão é o contrário da multiplicação. Quando falamos em dividir, falamos em repartir uma quantidade em partes iguais, então: Divisão é quando repartimos uma quantidade em partes iguais. Vamos ver alguns exemplos de divisão:

Exemplo 1: Ana Júlia tem um trabalho de ciências com 20 questões. Ela decide fazer metade das questões no sábado e a outra metade no domingo. Quantas questões Ana Júlia terá que fazer em cada dia? Para responder essa questão, temos que repartir 20 questões em duas partes iguais, ou seja, dividir 20 por 2. Como 20 dividido por 2 é igual a 10, Ana Júlia terá que fazer 10 questões em cada dia.

Exemplo 2: O pai de Sara comprou uma caixa de chocolates e deu para ela dividir com seus dois irmãos, Carlos e Felipe. Se a caixa vem com 15 chocolates, com quantos cada um deles ficará?

Nesse caso, temos que repartir 15 chocolates em três partes iguais, ou seja, dividir 15 por 3. Como 15 dividido por 3 é igual a 5, cada um deles ficará com 5 chocolates.

Como dividir? Para saber dividir é muito importante saber multiplicar, já que essas duas operações são inversas (contrárias). Além disso, também é preciso conhecer os elementos de uma divisão. Considerando que em uma divisão o que queremos é repartir uma quantidade em partes iguais, os elementos dessa operação são: Dividendo (quantidade que desejamos repartir); Divisor (número de partes na qual desejamos repartir a quantidade); Quociente (resultado obtido ao repartir) e Resto (valor que sobra quando não conseguimos repartir a quantidade toda).

Exemplo 1: Como dividir o número 20 em 2 partes iguais? Nesse problema, o dividendo é o número 20 e o divisor é o número 2. Então, a conta é: 20   2 e para descobrir o quociente, fazemos a seguinte pergunta: Qual número que ao ser multiplicado pelo divisor (2) é igual ao dividendo (20)?

É o número 10, pois 10 x 2 = 20. Logo, temos o resultado da conta: 20   2 = 10

Assim, conseguimos dividir o número 20 em duas partes iguais de tamanho 10 e não sobra nada, o resto é zero.

Exemplo 2: Como dividir o número 15 em 3 partes iguais? Nesse problema, o dividendo é o número 15 e o divisor é o número 3. Então, a conta é: 15   3 e para descobrir o quociente, fazemos a seguinte pergunta: Qual número que ao ser multiplicado pelo divisor (3) é igual ao dividendo (15)?

É o número 5, pois 5 x 3 = 15. Desse modo, temos o resultado da conta: 15   3 = 5

Assim, conseguimos dividir o número 15 em três partes iguais de tamanho 5 e não sobra nada, o resto é zero.

2) Responda as divisões a seguir:

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Proponentes – ProfessoresMeire Aparecida
Instituição EducacionalEscola Municipal Lions Clube Bandeirantes
CREBrasil Di Ramos Caiado
Ciclo da lnfância/Ciclo da Adolescência ou EAJAEAJA
Turma/agrupamento1º Segmento – 3ª Série
Componente Curricular:matemática
Ciclo da Infância e adolescência:
Habilidade estruturante Habilidades Complementares
EAJA:
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EAJAMA0309) Resolver e elaborar situações – problema, envolvendo diferentes significados da multiplicação, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
TemáticaSituações Problemas