You are currently viewing Língua Portuguesa – Situações comunicativas: Carta do leitor

Língua Portuguesa – Situações comunicativas: Carta do leitor

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Geografia é destinada a estudantes da 3ª série da EJA.

Nesta atividade, você explorará o gênero textual Carta do leitor, suas características e uso. Aprenderá também a reconhecer se uma informação ou mensagem é confiável ou não.

A Carta do leitor é um gênero textual encontrado em jornais, revistas e sites, no qual o leitor dialoga com o veículo de comunicação, apresentando sua opinião, dando sugestões, fazendo críticas, perguntas, elogios e reclamações.

Você sabia que quando escreve uma carta do leitor, você exerce a sua cidadania? Ter uma posição a respeito de temas que influenciam a sua vida é uma atitude cidadã. A carta do leitor é um recurso utilizado para divulgar problemas, realizar denúncias ou parabenizar sobre serviços prestados à sociedade, além de servir como um termômetro para o meio de comunicação no qual a informação foi disponibilizada , pois indica a aceitação ou não que foi publicado.

Vamos responder algumas questões?

Questão 1

Leia a carta do leitor e responda.

Fonte: acervo pessoal Ana Cristina Diniz

Sobre a carta do leitor, o fato a que a opinião se relaciona é:

a) a queixa sobre a qualidade do Programa Conexão Escola.

b) a mudança da programação da TV UFG.

c) a alteração do horário do Programa Conexão Escola.

d) a qualidade satisfatória do Programa Conexão Escola.

Questão 2

De acordo com a opinião contida no e-mail enviado, você conclui que a leitora:

a) incentiva um novo modelo de competição entre os professores.

b) apoia a transmissão do Programa Conexão Escola pela TV UFG.

c) não apoia a transmissão do Programa Conexão Escola pela TV UFG.

d) revela desinteresse pelo assunto.

Questão 3

O texto faz:

a) uma denúncia.

b) uma calúnia.

c) um agradecimento.

d) uma descrição.

Questão 4

Hoje, ao mesmo tempo que você “consome” uma informação, você também produz informação. E isso lhe confere muita responsabilidade, sabia? Um dos problemas relacionados ao mau uso da internet são as Fake News, ou desinformação. Essas mensagens que compartilham  inverdades, podem causar sérios problemas, individuais e/ou coletivos. Para avaliar a confiabilidade de uma informação você pode “ entrevistar” a informação que está lendo. Quer saber como? Aqui vão algumas dicas:

Questão 5

Leia a informação a seguir, pense sobre que tipo de danos que esse tipo de desinformação pode provocar e escreva uma carta do leitor, para um dos jornais locais, alertando sobre a disseminação de desinformação nas redes sociais.

Fonte: acervo pessoal Ana Cristina Diniz

Para saber um pouco mais sobre o gênero textual Carta do leitor , assista ao vídeo da professora Ana Cristina.

Canal Situações comunicativas – Carta do leitorSituações comunicativas – Carta do leitor“. Disponível em: <https://youtu.be/aawq1HhFxww>. Acesso em: 20 Mai 2022.

Componentes curricularesLíngua Portuguesa e Geografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0277) Reconhecer e utilizar a linguagem em diversas situações sociais.

(EAJALP0327) Planejar e produzir cartas endereçadas à mídia impressa ou digital com opiniões e críticas.

(EAJAGE0205) Perceber o impacto socioambiental do uso dos meios de transportes e comunicação na comunidade que está inserido.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.