Olá, estudante! Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza, para a 6ª série da Eja, está disponível para você, aqui no Portal Conexão Escola, para que possa aprender mais sobre o tema proposto. Bons estudos!
As ações humanas provocam grandes impactos ambientais. Para amenizá-los, é necessário que a humanidade reveja sobre a exploração e uso dos recursos naturais. Esses impactos, além de provocar a degradação de paisagens, prejudica a vida na Terra e a saúde humana. Vamos ver sobre essa relação entre o nossa espécie e o meio ambiente?
ATIVIDADE 1
Assista o vídeo abaixo, Man (“homem”, em português), do cartunista e animador Steve Cutts.
ATIVIDADE 2
Baseado no vídeo da atividade anterior, reflita e se possível, estabeleça com a sua família um diálogo sobre a ação do homem no meio ambiente. Registre no seu caderno as reflexões realizadas sobre os seguintes pontos:
- Como o vídeo retrata o homem?
- Ele é solidário com a natureza?
- O que o uso desenfreado dos recursos naturais tem a ver com as condições de vida da população no que se refere à saúde e ao bem estar?
ATIVIDADE 3
O aquecimento global é um fenômeno provocado pela ação humana, em especial em decorrência do desmatamento, queimadas e emissão de gases de efeito estufa, como o gás carbônico (CO2). Essas emissões ocorrem, em especial, pela queima de combustíveis fósseis, como o petróleo. Para compreender mais sobre os efeitos das mudanças no clima, leia a notícia abaixo, de Caroline Dantas. Se possível, assista também os vídeos contidos na matéria.
ATIVIDADE 4
Mediante o que leu e assistiu na Atividade 3, registre no seu caderno os pontos que achou mais importantes.
ATIVIDADE 5
Ao término do vídeo da Atividade 1, seres extraterrestres aparecem e transformam o homem em um tapete, com o seguinte enunciado: Welcome (“bem-vindo”, em português). Veja a imagem:
Pensando em tudo o que estudou até aqui, elabore uma carta reivindicando novas posturas do ser humano em relação ao planeta Terra. Esse texto deve ser endereçado à humanidade em geral.
LEMBRE-SE! O texto reivindicatório possui uma exigência. Qual a exigência você faria à humanidade?
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0603) Analisar a variação climática, ao longo da história, e diagnosticar as alterações no aquecimento global da Terra. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0526) Planejar, produzir e revisar textos reivindicatórios e propositivos. |