A saúde é um direito social garantido pela Constituição brasileira. Apesar disso, no Brasil, as pessoas estão sujeitas a muitas doenças, causadas principalmente pela precariedade ou a falta de saneamento básico, o que eleva a taxa de mortalidade infantil e diminui a expectativa de vida da população. A maior parte dos esgotos produzidos no Brasil é despejada em cursos d’água sem qualquer tipo de tratamento, e o uso de água não tratada compromete a qualidade de vida da população. Vamos aprender um pouco mais sobre a relação entre saneamento básico e saúde?
Atividade 1
Assista à reportagem: “Estudo mostra as consequências da falta de saneamento básico no país”, acessando o link abaixo.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=e8RCTcaTbAo
Atividade 2
A partir das informações do vídeo, discuta e reflita com sua família sobre a importância do saneamento básico para a saúde das pessoas. A região onde você mora tem problemas relacionados ao saneamento básico? Alguém de sua família ou alguma pessoa que você conhece teve alguma das doenças mencionadas no vídeo? Qual a relação da economia com o saneamento básico?
Atividade 3
Analise os gráficos, disponíveis nos links abaixo, que apresentam dados sobre domicílios com cobertura de saneamento no Brasil e número de internações por carência de saneamento básico. Observe com atenção os dados da Região Centro-Oeste.
Atividade 4
Após analisar os gráficos, você consegue perceber alguma relação entre a cobertura de saneamento e a quantidade de internações por carência de saneamento? E qual é a situação da região Centro-Oeste em relação às outras regiões do país? Você concorda que investir na universalização do saneamento básico no Brasil possa melhorar a qualidade de vida da população? Anote suas conclusões em seu caderno.
Atividade 5
Agora, produza um texto dissertativo, explicando a relação entre saneamento básico e saúde. Não se esqueça de colocar um título para seu texto.
Bom trabalho!
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências – Saúde | (EAJACI0614) Identificar, interpretar e relacionar as condições de saúde e bem estar da comunidade local com base na análise dos indicadores de saúde pública. |