You are currently viewing Arte – Samba – ritmo musical brasileiro

Arte – Samba – ritmo musical brasileiro

Olá! Nessa atividade iremos conhecer a história do samba, suas características, seus instrumentos e sua execução musical.


Atividade 1

Assista ao vídeo “Breve história do Samba” disponível em:

“Breve História do Samba” – Canal: Rádio e TV UNESP Bauru
Link: https://www.youtube.com/watch?v=kWEhKsOgdEE&t=153s

Atividade 2

Após assistir ao vídeo, escreva um texto refletindo sobre os seguintes pontos abordados: 

  • O samba é uma invenção carioca; porém, veio da Bahia para o Rio de Janeiro.
  • Música considerada como o primeiro samba brasileiro gravado e o nome do seu compositor.
  • A importância da Tia Ciata para o surgimento das rodas de samba.
  • Sambistas eram pobres e negros.
  • Nomes de alguns sambistas destacados no vídeo.

Atividade 3

  Alguns instrumentos musicais utilizados no samba são: cavaquinho, pandeiro, caixa, agogô, tamborim, surdo, entre outros.  Esses instrumentos estão na imagem abaixo, se não conhecer, faça uma pesquisa para colocar o nome nos instrumentos abaixo, escreva o nome em seu caderno utilizando a numeração indicada.


Atividade 4

Você sabia que pode fazer música utilizando o próprio corpo? Podemos fazer o ritmo de samba utilizando o nosso corpo como instrumento, isso chamamos de “percussão corporal”. Vamos conhecer agora um ritmo de samba sendo executado com percussão corporal.

Assista o vídeo e logo após tente realizar o mesmo ritmo com o seu corpo.

“Samba canção- percussão corporal” – Canal: WebZine Ciranda da Arte –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=CsJcnPNdzJQ

Atividade 5

Tente criar um ritmo de samba com percussão corporal de alguma música de samba que você conheça.


Componente(s) Curricular(res)Arte
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoEAJAAR0844) Analisar e compreender a função social da música em diferentes povos e épocas.(EAJAAR0847) Apreciar, refletir, argumentar e demonstrar respeito pelas músicas produzidas nas diferentes culturas, povos, sociedades, etnias ao longo do processo histórico.(EAJAAR0848) Analisar e apreciar a diversidade cultural em música, sobretudo as brasileiras, estabelecendo relações entre a música produzida na escola, às veiculadas pelas mídias e as que são produzidas individualmente e/ou por grupos musicais da localidade e região.
ProfessorCintia Carla de Queiroz
Instituição EducacionalEscola Municipal São José
CREBrasil Di Ramos Caiado

EAJA – Corpo, Expressão e Movimento – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries