Olá! Nessa atividade iremos conhecer a história do samba, suas características, seus instrumentos e sua execução musical.
Atividade 1
Assista ao vídeo “Breve história do Samba” disponível em:
Atividade 2
Após assistir ao vídeo, escreva um texto refletindo sobre os seguintes pontos abordados:
- O samba é uma invenção carioca; porém, veio da Bahia para o Rio de Janeiro.
- Música considerada como o primeiro samba brasileiro gravado e o nome do seu compositor.
- A importância da Tia Ciata para o surgimento das rodas de samba.
- Sambistas eram pobres e negros.
- Nomes de alguns sambistas destacados no vídeo.
Atividade 3
Alguns instrumentos musicais utilizados no samba são: cavaquinho, pandeiro, caixa, agogô, tamborim, surdo, entre outros. Esses instrumentos estão na imagem abaixo, se não conhecer, faça uma pesquisa para colocar o nome nos instrumentos abaixo, escreva o nome em seu caderno utilizando a numeração indicada.
Atividade 4
Você sabia que pode fazer música utilizando o próprio corpo? Podemos fazer o ritmo de samba utilizando o nosso corpo como instrumento, isso chamamos de “percussão corporal”. Vamos conhecer agora um ritmo de samba sendo executado com percussão corporal.
Assista o vídeo e logo após tente realizar o mesmo ritmo com o seu corpo.
Atividade 5
Tente criar um ritmo de samba com percussão corporal de alguma música de samba que você conheça.
Componente(s) Curricular(res) | Arte |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | EAJAAR0844) Analisar e compreender a função social da música em diferentes povos e épocas.(EAJAAR0847) Apreciar, refletir, argumentar e demonstrar respeito pelas músicas produzidas nas diferentes culturas, povos, sociedades, etnias ao longo do processo histórico.(EAJAAR0848) Analisar e apreciar a diversidade cultural em música, sobretudo as brasileiras, estabelecendo relações entre a música produzida na escola, às veiculadas pelas mídias e as que são produzidas individualmente e/ou por grupos musicais da localidade e região. |
Professor | Cintia Carla de Queiroz |
Instituição Educacional | Escola Municipal São José |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |
EAJA – Corpo, Expressão e Movimento – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries