De onde viemos? Para onde vamos? Por que o Sol nasce e se põe todos os dias? Desde que o mundo é mundo, o homem busca respostas para entender tudo ao seu redor.
Com o avanço da ciência moderna, já podemos dizer que desvendamos alguns desses mistérios.
Mas antes de chegarmos aqui, quem fazia esse trabalho eram os mitos: histórias de tradição oral criadas pelos povos antigos para explicar sua própria realidade, a origem de seus costumes, dos homens ou os eventos da natureza.
Mesmo sendo muito antigos, os mitos permanecem vivos na cultura humana até hoje.
Estão dentro da religião, na arte, filosofia, psicologia, e influenciam inclusive a nossa linguagem. Você já escutou a expressão “presente de grego”, ou usou a palavra “narcisista”?
Ou quem sabe já achou algo difícil como um “bicho de sete cabeças”? Todas essas expressões vieram de uma das mais importantes e conhecidas mitologias do mundo: os mitos gregos.
Vamos conhecer dois exemplos dessas histórias? Não deixe de anotar tudo que você considerar importante. Existe algo mágico, como deuses ou feitiços? Qual parte dessa história parece fazer parte do mundo real? O que será que esse mito está tentando explicar?
Os mitos podem ser muito diferentes entre si: nas suas origens, no que explicam e nas formas que influenciam a nossa cultura até hoje.
Mas todos têm uma coisa em comum: eles querem explicar algo sobre o mundo em que vivemos e compartilham a importância da tradição oral na origem dessas histórias.
ATIVIDADE
Agora que você já conhece alguns exemplos das mitologias, pense sobre algo no mundo ou na história que você gostaria de saber e entender a origem.
O seu desafio é criar um mito que explique essa origem.
Seu mito pode ter deuses, criaturas mágicas, guerras, pode ter uma narrativa ilustrada… a escolha é sua! Depois, você pode se reunir com pessoas que moram na sua casa e fazer uma roda de histórias mitológicas, como na Grécia antiga!
Pronto para o desafio?
História | |
Língua Portuguesa | (EAJALP0831) Produzir textos dramáticos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, entre outros. (EAJALP0818) Compreender em textos multissemióticos os seguintes efeitos de sentido: humor, ironia, ambiguidade etc. |