
Olá!
Você sabia que existem Rios que “voam”?
Existe um fenômeno chamado de “Rios Voadores”, que transporta bilhões de litros de água na atmosfera a partir da Floresta Amazônica. As principais regiões de destino são o Centro-Oeste, Sudeste e o Sul do Brasil, de forma que alguns pesquisadores afirmam que, sem essa umidade, essas regiões teriam um ambiente parecido com o de deserto.
Vamos conhecer a razão desse fenômeno!
Atividade 1
Acesse link abaixo e assista ao vídeo “O que são rios voadores” e, em seguida, faça uma breve reflexão sobre como são formados os Rios Voadores e sua importância.
Canal: Portal eCycle
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=nX573Z2ZtKY&feature=youtu.be
Atividade 2
Agora, que você já compreendeu como são formados os Rios Voadores e sua importância, leia a tirinha indicada abaixo:

Atividade 3
Agora, grave um pequeno áudio, explicando a importância da Floresta Amazônica para a manutenção das chuvas no Estado de Goiás.
Atividade 4
As florestas bombeiam umidade e são fundamentais para que os Rios Voadores sigam seu curso e distribuam as chuvas de forma equilibrada ao longo do caminho. Contudo, esses rios são tão vulneráveis às ações humanas, quanto os outros rios que conhecemos e necessitam ser preservados. Para compreender um pouco mais, convide seus familiares para assistirem a o vídeo “Falta d’água e rios voadores.
Canal: Acervo Educa Play PR
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=TRqvPD9v2e4&feature=youtu.be
Atividade 5
Pense no que poderá acontecer com o clima e com a disponibilidade de água no Brasil, caso a Floresta Amazônica seja desmatada.
Registre suas reflexões em seu caderno.
Componente | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências (Educação Ambiental) | (EAJACI0719) Compreender os fatores que interferem nas condições climáticas (tempo e clima). |