You are currently viewing Matemática – Revisando as 4 operações básicas na solução de problemas.

Matemática – Revisando as 4 operações básicas na solução de problemas.

Olá!
Vamos juntos nessa atividade trabalhar e retomar ideias básicas de aplicação das 4 operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão.


Atividade 1

No sentido de lembrar como são feitas essas operações eu convido você para assistir os vídeos:

“Aula + Atividade | PROBLEMAS COM AS 4 OPERAÇÕES | Assim Eu Aprendo” – Canal: Assim Eu Aprendo –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=pH20kPEUBAA

“Problema envolvendo multiplicação com números naturais – Professora Angela” – Canal: Professora Angela Matemática –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=GlOyJzSlleg

Atenção! Assistir um vídeo com explicações de Matemática, necessita que você esteja com papel para rascunho e material para escrever, pois, talvez seja necessário você fazer e/ou refazer cálculos.


Atividade 2

Esta atividade você deve realizar em seu caderno, fazendo os cálculos e lembrando de escrever a resposta usando frases completas.

Para conseguir sucesso no nosso trabalho vamos imaginar a seguinte situação problema:

Ao fazer uma festa de aniversário, foram comprados 1000 salgadinhos variados (coxinha, quibes, pastel, empada, mini pizza, pão de queijo). Para organizar a distribuição dos salgadinhos, foram organizados pratinhos, com 6 salgadinhos cada.

Nessa festa são esperadas 160 pessoas (entre crianças e adultos).

Pense um pouco, faça seus cálculos no seu caderno e responda as perguntas:

a) Será possível servir um pratinho com 6 salgadinhos para cada convidado?

b) Quantas pratinhos com 6 salgados conseguimos montar com 1000 salgados?

c) Se a quantidade de salgadinhos for suficiente para os convidados, vai sobrar salgadinhos?

d) Junto com cada pratinho com 6 salgados, será distribuída 2 latinhas de refrigerante. Quantas latinhas de refrigerantes serão distribuídas?

e) Sabendo que cada latinha de refrigerante custa R$ 1,30, quanto será gasto só para comprar as latinhas de refrigerantes?

f) Lembrando que um cento são 100 salgados e que o preço de um cento de salgado no bairro da escola, custa R$ 19,00, quanto será gasto para comprar 1000 salgados?

g) Para a festa foi encomendado uma torta de morango e chocolate branco de 8 Kg. Sabendo que cada kg da torta custou R$ 32,00, quanto foi pago na compra da torta?

h) Quanto foi gasto ao todo para compra os salgados, torta e refrigerantes em lata?


Saiba Mais | Referências:

“Adição e Subtração Duas Das Quatro Operações Fundamentais Da Matemática. Aula Nº 4” – Canal: Matemática Em Casa –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=y-Cl6U8Y_bY

“DIVISÃO COM DOIS NÚMEROS)- Dividir FÁCIL- 4º E 5º ANO – Canal: Revisão de Aula –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=JF93TjJT5Is

Componente(s) Curricular(res): Matemática e Geografia, com o tema : Identidade, memória e patrimônio cultural.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (EAJAMA0505) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculos com números naturais, com compreensão dos processos neles envolvidos.
Acredito ser possível fazer integração com Geografia com o código (EAJAGE0512) trabalhar diferentes aspectos e maneiras de se utilizar os mapas, gráficos e outras representações cartográficas.
Professor: Sérgio Ricardo Abreu Rezende
Instituição Educacional: Escola Municipal Joel Marcelino
CRE:Maria Helena Bretas

EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries