Olá! Você sabia que existem vários problemas ambientais? Entre eles estão os desmatamentos, as queimadas, o tráfico de animais, a poluição da água, do solo e do ar, entre tantos outros. Os órgãos ambientais formulam as leis e ações para prevenir e minimizar tais problemas. Que tal conhecer uma dessas ações de cuidado com os animais?
O Cerrado, assim como outros biomas, convive diariamente com ações humanas que provocam sua degradação, por meio das atividades agropecuárias, extrativismo, queimadas, desmatamento, caça, pesca e ocupação ilegal. No entanto, existem pessoas, organizações não governamentais e órgãos governamentais que atuam no sentido da preservação do cerrado. Vamos conhecer a atuação de um deles?
ATIVIDADE 1
Assista o vídeo dirigido por Luis Grossi e Hernany César, com o poema “As Queimadas”, de Euler de Amorim.
ATIVIDADE 2
Reflita com os seus familiares:
A situação narrada pelo poema, que foi escrito em 1937, retrata as condições dos dias atuais? Nós conseguimos combater as queimadas?
Você ou alguém da sua família já presenciou uma queimada de grande porte? O que você, ou seu familiar, sentiu ou pensou ao presenciar a queimada?
ATIVIDADE 3
Agora, clique na imagem abaixo e leia o texto: “Equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Goiânia (GO):
ATIVIDADE 4
Após a leitura do texto, reflita com a sua família:
Qual a importância do trabalho da equipe do Centro de Triagem do Ibama?
Desafio!
Utilizando o celular, vamos gravar um áudio, ou fazer um vídeo, explicando sobre a importância do trabalho de recuperação dos animais silvestres?
Siga os passos:
Faça um texto escrito explicando a importância dessa ação;
Leia o texto para ver se não ficou faltando nada. Pode pedir alguém da sua família para fazer essa revisão;
Grave o áudio ou o vídeo;
Pronto!
Agora, compartilhe com os seus familiares e amigos.
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências | Identificar características dos animais, relacionando-as ao seu modo de vida, hábito alimentar e locomoção. Distinguir os seres vivos em risco de extinção, dar enfoque aos animais do Cerrado. Relacionar as causas da extinção de animais e vegetais ao desequilíbrio do ambiente em que vivem. |
Língua Portuguesa | Planejar e elaborar a escrita coletiva de textos relacionados ao campo da vida cotidiana. |
EAJA – Educação Ambiental e Saúde – 1º Segmento – 3ª e 4ª séries