You are currently viewing História – Renascimento Cultural

História – Renascimento Cultural

Olá! Que bom que você está participando!

Na aula de hoje iremos estudar sobre o Renascimento, um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa.

Atividade 1

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-4dxbNd69ELc/VEouyFx3WvI/AAAAAAAABkM/ygyvCqQZZsQ/s1600/capela_sistina_adao.jpg

Renascimento

Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que marcou a transposição da Idade Média para a Idade Moderna no início do século XV. O movimento renascentista teve início na Itália, mas logo se espalhou por outros países da Europa como Alemanha, Flandres e norte dos Alpes.

Por conta disso, para alguns estudiosos, o Renascimento representa uma reforma cultural, cientifica e literária, uma vez que ele provocou rupturas no padrão cultural e intelectual vigente na Idade Média.

Por outro lado, alguns autores acreditam que o Renascimento não configurou uma ruptura radical entre a Idade Média e o período moderno, ele apenas permitiu que surgissem outros estilos artísticos e correntes filosóficas.

Características do Renascimento

Humanismo

humanismo foi uma das características do Renascimento de maior destaque. De maneira geral, ele representa a valorização do ser humano e a sua condição acima de tudo, logo, a teoria está relacionada com a compaixão, a generosidade, e a preocupação em valorizar os atributos humanos.

Individualismo

Das características do Renascimento, o individualismo é a que coloca o homem em “posição central”, pois a teoria está relacionada com o conhecimento íntimo do ser humano, que sabe reconhecer a sua própria personalidade, talentos e busca satisfazer as próprias ambições, com base no princípio de que o direito individual está acima do direito coletivo. 

Racionalismo

Dentre as características do Renascimento, o racionalismo foi a que mais valorizou a razão humana, colocando a razão com a base do conhecimento. A teoria revela o saber como fruto da observação e da experiência das leis que governam o mundo. 

O racionalismo ficou conhecido por desenvolver pensamentos divergentes com relação à cultura medieval, que tinha como base apenas a autoridade divina. Nele, a explicação dos fatos se dava com base na ciência.

Antropocentrismo

antropocentrismo foi uma das características mais marcantes do Renascimento, pois ela colocava o homem como centro do universo e a mais perfeita obra de criação da natureza, em detrimento do pensamento medieval, no qual a religião era o centro de tudo. 

Dessa forma, surge um homem racional, crítico e questionador da sua própria realidade, logo, responsável pelas seus pensamentos e atitudes no mundo, rompendo os paradigmas da era medieval. Além disso, muitas das obras renascentistas foram construídas e inspiradas no antropocentrismo, isto é, na super valorização da capacidade humana. 

Cientificismo

Entre as características do Renascimento essa é reconhecida por colocar a ciência em posição de superioridade com as demais formas de compreensão humana (religião, metafísica, filosofia, etc.).

Nesse período, muitas descobertas científicas se destacaram, sobretudo as dos autores: Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Johannes Kepler, Francis Bacon, Andreas Vesalius, René Descartes, Leonardo da Vinci e Isaac Newton.

Universalismo

O universalismo foi desenvolvido durante o início da educação renascentista, cujo período foi marcado pela expansão de escolas, faculdades e universidades, bem como do surgimento de novas disciplinas como língua portuguesa, filosofia, literatura, entre outras.

Antiguidade Clássica

No período renascentista, o estudo da Antiguidade Clássica foi retomado para tentar romper com as regras e os pensamentos da era medieval. Os estudos realizados pelos humanistas valorizaram a figura humana e os seus pensamentos, além de acrescentar conhecimento par a artes e a filosofia.

A invenção da imprensa foi um dos motivos que valorizou a Antiguidade clássica, pois com ela era possível fazer a divulgação das obras de forma rápida e contínua.

Por: Camila Mendonça

Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/caracteristicas-do-renascimento

Acesse o link e assista ao vídeo “Características do Renascimento -, disponível no canal do YouTube, “Pergunta pro Heitor”.

Características do Renascimento – Canal: Pergunta pro Heitor
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nsHRt8PshaY&list=RDCMUC9yAVK5hy2ulkc1eTXxy7cQ&start_radio=1&t=30s

ATIVIDADE 2

Leia o texto, copie e responda as atividades no seu caderno.

Na Baixa Idade Média, o comércio entre a Europa e o Oriente teve uma grande expansão e muitas cidades europeias enriqueceram. Famílias das cidades – Estado italianas de Gênova, Veneza e Florença acumularam imensas fortunas com a atividade comercial nas feiras locais e com as relações mercantis com os povos do Oriente. […] Impressionados com essas transformações, muitos pensadores defenderam a ideia de que viviam um período de renovação em todos os setores da vida humana, que rompia com o mundo medieval. Esse movimento, de transformações culturais e científicas, desenvolvido entre os séculos XIV e XVI, ficou conhecido como Renascimento

1-O que foi o movimento chamado Renascimento?

2- Em quais locais moravam as famílias que apresentavam fortunas?


Proponentes – Professores:Valéria Borges de Oliveira
Instituição Educacional:E.M. Laurindo Sobreira do Amaral
CRE:   Jarbas Jayme

EAJA – Série:6ª Série
Componente Curricular:História                                                 
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAHI0606) Compreender os contextos históricos de construção dos conceitos de humanismo e renascimento. (EAJAHI0607) Problematizar a concepção teocêntrica e antropocêntrica. EAJAHI0609) Analisar as principais características artísticas e culturais do Renascimento diferenciando-as da arte do Medievo.