Olá, agora vocês irão conhecer um pouco sobre a obra:
Feito em óleo sobre tela, o trabalho, exposto no palácio do Governo desde 1º de outubro, reflete o movimento artístico chamado Modernismo e representa a diversidade racial e cultural dos trabalhadores que migraram para São Paulo em busca de emprego nas fábricas que começavam a surgir no Estado. “Operários”, que mostra ao fundo uma fábrica e em primeiro plano um aglomerado de trabalhadores com expressão facial neutra, retrata o período em que teve início a industrialização brasileira, em especial a paulistana, com o surgimento da classe operária. Esta obra é de 1933.
Atividade 1
Acesse a obra pelo link:
https://images.app.goo.gl/8HjhGMP67TN3QmRp8
Vocês irão observar a imagem e tentar fazer umaleituravisual ou seja, observar os personagens retratados, sua expressão facial, as cores que a artista usou nesta obra e os elementos do fundo da tela que compõe a imagem.
Atividade 2
Após fazerem esta observação atenta, tente desenhar a obra no contexto atual, ou seja, nos dias atuais. Modifique seus personagens e os elementos ao fundo. Crie sua obra: operários do século XXI, use as cores que escolher. Utilize uma folha normal e lápis de cor. Você pode também, recortar as figuras de revistas ou jornais e utilizar a técnica de colagem.
Acesse o link onde há exemplo de releitura da obra Operários.
https://images.app.goo.gl/m1oEZpL6r7VPiFwP6
Saiba Mais | Referências:
Vídeo:
1. Quadro Operários, de Tarsila do Amaral Portal Cultura Genial – acessado em 4 de setembro de 2019
https://www.culturagenial.com/quadro-operarios-de-tarsila-do-amaral/
2. 1° de maio: Tarsila do Amaral e a obra Operários Portal Conhecendo Museus – acessado em 4 de setembro de 2019
3. Ficha Técnica Enciclopédia Itaú Cultural – acessado em 4 de setembro de 2019
https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra1635/operarios
Componente(s) Curricular(res) | Artes Visuais |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | EAJAAR0614) Apreciar e analisar imagens produzidas por artistas e veiculadas pelos meios de comunicação em diferentes contextos e culturas, bem como sua influência na vida pessoal e social. (EAJAAR0621) Argumentar e refletir sobre a sua criação e as dos colegas, identificando a pluralidade de sentidos nos contextos do processo criativo. (EAJAAR0622) Investigar e criar formas plásticas e visuais em suportes e espaços diversos (bidimensional e tridimensional), explorando repertórios e poéticas pessoais |
Professor: | Flávia Corrêa Vieira Diniz |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Izabel Esperidião Jorge |
CRE: | Maria Thomé Neto |
EAJA – Corpo, Expressão e Movimento – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries