Olá pessoa!! Hoje vamos estudar sobre alguns animais, suas origens, como se definem, suas características e seus direitos perante o nosso universo. Lembrando que nosso planeta se divide em: reino animal, vegetal e mineral. Hoje veremos especificamente parte do reino animal, incluindo o ser humano que se diferencia dos demais porque pensa, e é denominado “animal racional”, pois é capaz de transformar o meio em que vive.
ATIVIDADE 1
Vamos assistir o vídeo. Convide alguém da sua família, acesse o link abaixo e ouça com atenção. Disponível, no youtube:
Animais ovíparos, vivíparos e ovovíparos.
ATIVIDADE 2
Vocês perceberam que os animais possuem origem diferentes? Uns são gerados dentro de um ovo e outros dentro da barriga de suas mães. Então aqueles que nascem do ovo são chamados de “ovíparos” e os que são gerados na barriga e que mamam quando pequenos, são chamados de “vivíparos”.
Então agora vamos classificar os animais. “O” para ovíparos e “V” para vivíparos.
Agora escreva o nome de cada animal e separe as sílabas.
_____________ = ___________________
_____________ = ___________________
_____________ = ___________________
_____________ = ___________________
_____________ = ___________________
_____________ = ___________________
ATIVIDADE 3
Vamos fazermos a seguinte atividade:
Faça uma lista com o nome de 5 animais ovíparos e 5 animais vivíparos.
Em seguida escolha 5 animais e elabore uma frase para cada animal.
(Escolha pessoal). Se tiver dificuldade peça ajuda para quem estiver com você.
Assim:
OVIPAROS ( ovos) | VIVIPAROS (mamam) |
Agora as frases.
1. _________________________________________________________.
2. _________________________________________________________.
3. _________________________________________________________.
4. _________________________________________________________.
5. _________________________________________________________.
ATIVIDADE 4
Pesquise em revistas, jornais, livros ou tente desenhar, figuras sobre os animais estudados e faça em seu caderno um resumo do que estudamos através das figuras encontradas ou desenhadas.
Saiba Mais | Referências:
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento |
Língua Portuguesa Ciências Naturais | (EAJACI0208) Reconhecer as características das plantas e animais que fazem parte do cotidiano e relacionar ao ambiente em que vivem.(EAJALP0243) Elaborar textos com diferentes funções e de diferentes gêneros do campo da vida cotidiana.(EAJALP0201) Ler gêneros discursivos do campo da vida cotidiana. |
Proponentes/ Professores: | Rosana do Nascimento Garcia |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Bom Jesus |
CRE: | Central |
EAJA – 1º Segmento – 2ª Série – Educação Ambiental e Saúde – Adaptado