Olá pessoa!! Hoje vamos estudar sobre alguns animais, suas origens, como se definem, suas características e seus direitos perante o nosso universo. Lembrando que nosso planeta se divide em: reino animal, vegetal e mineral. Hoje veremos especificamente parte do reino animal, incluindo o ser humano que se diferencia dos demais porque pensa, e é denominado “animal racional”, pois é capaz de transformar o meio em que vive.
ATIVIDADE 1:
Vamos assistir o vídeo. Convide alguém da sua família, acesse o link abaixo e ouça com atenção. Disponível, no youtube:
Animais ovíparos, vivíparos e ovovíparos.
ATIVIDADE 2:
Vocês perceberam que os animais possuem origem diferentes? Uns são gerados dentro de um ovo e outros dentro da barriga de suas mães. Então aqueles que nascem do ovo são chamados de “ovíparos” e os que são gerados na barriga e que mamam quando pequenos, são chamados de “vivíparos”.
Então agora vamos classificar os animais. “O” para ovíparos e “V” para vivíparos.
Agora escreva o nome de cada animal e separe as sílabas.
_____________ = ___________________
_____________ = ___________________
_____________ = ___________________
_____________ = ___________________
_____________ = ___________________
_____________ = ___________________
ATIVIDADE 3:
Vamos fazermos a seguinte atividade:
Faça uma lista com o nome de 5 animais ovíparos e 5 animais vivíparos.
Em seguida escolha 5 animais e elabore uma frase para cada animal.
(Escolha pessoal). Se tiver dificuldade peça ajuda para quem estiver com você.
Assim:
OVIPAROS ( ovos) | VIVIPAROS (mamam) |
Agora as frases.
1. _________________________________________________________.
2. _________________________________________________________.
3. _________________________________________________________.
4. _________________________________________________________.
5. _________________________________________________________.
ATIVIDADE 4:
Vamos ao próximo vídeo
A importância de cada um no grupo e o respeito
Você observou como os animais se comportavam na ponte? Você já vivenciou alguma situação parecida com a do vídeo em casa, no parque ou na escola? Como agiu? Você sabe lidar com este tipo de comportamento? Converse com alguém de sua casa e conte sobre o vídeo e o que aprendeu com a história.
ATIVIDADE 5:
Pesquise em revistas, jornais, livros ou tente desenhar, figuras sobre os animais estudados e faça em seu caderno um resumo do que estudamos através das figuras encontradas ou desenhadas.
Depois de sabermos as origens dos animais, estudaremos na próxima aula sobre seus grupos e espécies.
Saiba Mais | Referências:
Componente(s) Curricular(res) | História: A noção do “Eu” e do “Outro, comunidade, convivências e interações. Língua Portuguesa: Escrita Autônoma.Leitura autônoma. Leitura: compreensão em leitura. Ciências: Características e desenvolvimento dos animais. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF02CI09). Identificar características próprias dos seres vivos.(EF01HI06-A). Identificar e valorizar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços(EF01LP17-A). Planejar e reproduzir em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana.(EF12LP04-A). Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, lista, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos) dentre outros gêneros do campo de vida do cotidiano.(EF15LP03). Localizar informações explicitas em textos (vídeos). |
Proponentes/ Professores: | Rosana do Nascimento Garcia |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Bom Jesus |
CRE: | Central |
EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries