Olá! Vocês sabem como são feitos os registros da História de cada sociedade? Então, tudo aquilo que a humanidade produz ao longo do tempo pode ser considerado um documento histórico ou “fonte histórica” e, portanto, serve à construção do conhecimento histórico. Para isso são utilizadas várias fontes históricas, você sabe quais são elas? Vamos ver?
Atividade 1
Veja o vídeo abaixo:
Atividade 2
Leia o Texto:
Os registros
“[…] o que seria de uma sociedade, hoje, sem seus documentos? Os documentos são a essência de uma organização, a memória de uma sociedade. […] Antes […] da escrita, o homem já registrava suas rotinas com desenhos e símbolos. De acordo com Richter, Garcia e Penna (2004, p. 25), o desenvolvimento dos suportes da escrita se deu da seguinte forma: “pedra, tabletes de argila, tabuinhas de madeira, papiro, pergaminho, até o papel e documentos digitais[…]”.
MERLO, Franciele; Konrad, Glaucia Viera Ramos. Documento, História e Memória: A importância da preservação do patrimônio documental para o acesso à informação. Disponível em : http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/viewFile/18705/pdf_43. Acesso 18 de Jan de 2019.p.28.
Atividade 3
Acesse o link abaixo e observe as imagens:
Atividade 4
Responda em seu caderno:
a) Que cena está sendo retratada na Pintura Rupestre?
b) Que informações esses objetos podem nos dar sobre os povos que os produziram?
c) Somente registros escritos podem ser considerados documentos?
d) Qual a importância dos documentos?
e) Qual a importância da escrita para você?
f) Existe outra forma de nos comunicar que não seja por escrito?
Componente(s) Curricular(res) | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAHI0509) Compreender o conceito de fontes históricas. (EAJAHI0510) Conhecer as diferentes fontes escritas, pictóricas, orais, artísticas, dentre outras, e sua igual importância para o saber histórico. |
Professor | Luzia |
Instituição Educacional | E.Mul.Recanto do Bosque |
CRE | Bretas |
EAJA – Ética e Cidadania – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries