You are currently viewing Redes sociais, trabalho e exclusão digital

Redes sociais, trabalho e exclusão digital

Olá! Você utiliza redes sociais? Muitas pessoas têm utilizado WhatApp, Instagram, Facebook etc.  Você já parou para pensar que é possível utilizar essas redes sociais para inovar seu trabalho? No entanto, é preciso cuidado com o que você posta nas redes, pois fala muito sobre você. Mesmo com todo esse acesso disponível, ainda existem pessoas que estão excluídas digitalmente.

O acesso a internet, às redes sociais tem sido algo muito frequente, facilitando a vida de muitas pessoas, o contato com a família, amigos, trabalho e às vezes, até aumentando o lucro de algumas pessoas. No entanto, nem todas as pessoas possuem redes sociais, ou mesmo acesso a internet no Brasil, gerando uma exclusão digital.


Assista ao vídeo abaixo: “Rede sociais X Processos seletivos”

“Redes sociais X processos seletivos” – Canal: inteligemcia
Link: https://www.youtube.com/watch?v=5Ul-YZSGc9M

●     Você tem redes sociais? Quais?

●     Sobre quais assuntos você mais fala em suas redes sociais?

●     Você verifica se a mensagem que você compartilha é de fonte segura, antes de passá-la para frente?●     Você coloca suas habilidades profissionais nas redes sociais?


Observe as charges abaixo:

Reprodução – Link: https://www.imaginie.com.br/wp-content/uploads/2020/04/image2.jpg

●     O que você vê nessas nas charges?

●     Na sua opinião, por que algumas pessoas não têm acesso a internet?

●     Como poderíamos diminuir essa desigualdade digital?


Observe o texto do YouTube, apresentado abaixo:

Fonte: https://www.youtube.com/results?search_query=vovo+ana+maria+

Escreva em seu caderno:

●     Qual o nome da personagem acima?

●     Quantas pessoas estão inscritas nesse canal?

●     Quantos vídeos foram postados?

●     Que palavras Vovó Ana utiliza para incentivar as pessoas a inscreverem em seu canal?

●     Você acredita que a Vovó Ana Maria pode se beneficiar de alguma forma postando suas receitas no YouTube?


Escreva no seu caderno um pequeno texto:

●     Imagine que você foi convidado(a) para fazer um vídeo para o YouTube.

●     O que você apresentaria?

●     Quais as suas habilidades  que você poderia contribuir com outras pessoas?

●     O trabalho que você realiza hoje é realmente o que você deseja fazer?


ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História– Relatar suas experiências no mundo do trabalho em comparação com experiências de demais sujeitos: que se aproximam ou se distanciam do ponto de vista de classe social.
– Relacionar desenvolvimento tecnológico, atividades produtivas, valor da hora trabalhada, trabalho e desemprego.
– Relacionar desenvolvimento tecnológico, atividades produtivas, valor da hora trabalhada, trabalho e desemprego.
Língua Portuguesa– Desenvolver antecipações de hipóteses textuais, com base em conhecimentos prévios, informações implícitas ou suposições.
– Ler e compreender recursos gráfico-visuais, digitais e impressos, relacionando-os a linguagem verbal.
– Utilizar textos multissemióticos, relacionando-os com ilustrações e outros recursos gráficos.
– Identificar os tipos textuais que circulam socialmente.
– Planejar e produzir textos considerando sua situação comunicativa.
– Identificar os tipos textuais que circulam socialmente.
– Produzir texto de forma autônoma, considerando o tema e a linguagem adequada ao gênero textual.
– Identificar as finalidades e funções de textos a partir dos suportes.