Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Efeito estufa
O efeito estufa ocorre quando certos gases na atmosfera terrestre, conhecidos como gases de efeito estufa, retêm parte da radiação solar refletida pela superfície do planeta, impedindo que essa energia seja completamente dissipada de volta para o espaço. Esse processo mantém a temperatura média da Terra em torno de 15°C, permitindo a existência de água em estado líquido e, consequentemente, a vida como a conhecemos.
Os principais gases de efeito estufa incluem o dióxido de carbono (CO₂), o metano (CH₄), o óxido nitroso (N₂O) e o vapor d’água (H₂O). Esses gases atuam como uma camada isolante, absorvendo e reemitindo a radiação infravermelha, o que aquece a atmosfera terrestre. Sem o efeito estufa, a temperatura média da Terra seria cerca de -18°C, tornando o planeta inóspito para a maioria das formas de vida.
No entanto, atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e a agricultura intensiva, têm aumentado significativamente as concentrações desses gases na atmosfera. Esse aumento intensifica o efeito estufa, resultando em um aquecimento global anômalo. As consequências desse aquecimento são amplas e incluem mudanças climáticas, derretimento de geleiras e calotas polares, aumento do nível do mar, alterações nos padrões de precipitação e eventos climáticos extremos, como furacões, secas e inundações.
O dióxido de carbono é o gás de efeito estufa mais associado às atividades humanas, principalmente pela combustão de carvão, petróleo e gás natural. O metano, embora presente em menor quantidade, é mais eficiente na retenção de calor, sendo liberado principalmente pela pecuária, decomposição de resíduos orgânicos e extração de combustíveis fósseis. O óxido nitroso é emitido por práticas agrícolas, especialmente pelo uso de fertilizantes nitrogenados.
Para mitigar os impactos do aquecimento global, é essencial reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Isso pode ser alcançado através da transição para fontes de energia renováveis, como a solar e a eólica, aumento da eficiência energética, reflorestamento e adoção de práticas agrícolas sustentáveis. A conscientização e a ação coletiva em nível global são cruciais para enfrentar este desafio e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.
QUESTÃO 1
Dentre os gases causadores do efeito estufa podemos destacar o
(A) Dióxido de carbono (CO₂)
(B) Hidrogênio (H₂)
(C) Oxigênio (O)
(D) hélio (He)
QUESTÃO 2
CO2: os gráficos que mostram que mais da metade das emissões ocorreram nos últimos 30 anos
Cerca de 86% das emissões de dióxido de carbono do mundo vêm da queima de combustíveis fósseis para a produção de energia e materiais.
As primeiras eras da industrialização foram dominadas pela queima de carvão vegetal. Só no final do século 19 começam a aumentar as emissões por petróleo e gás natural. E, no final do século 20, as emissões pela produção de cimento e pela chama — um dispositivo de combustão de gases inflamáveis usado na indústria, se tornam mais significativas.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-59013520
Uma das consequências diretas do assunto tratado no texto é:
(A) Uso de energias limpas
(B) Redução do consumo
(C) Redução das temperaturas médias
(D) Efeito estufa
QUESTÃO 3
Quais atitudes devem ser adotadas pela sociedade para reduzir o avanço das mudanças climáticas?
QUESTÃO 4
Explique o que é o efeito estufa e discuta como as atividades humanas têm influenciado esse fenômeno natural.
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0404) Caracterizar as principais influências da dinâmica do planeta no cotidiano. |
Referências | ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989. FARIAS, P. S. C. A cartografia escolar e o Ensino Fundamental I: limites e possibilidades. Revista Ensino de Geografia, v. 1, p. 17-34, 2018. Disponível em:<https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240411/31699>. Acesso em: 28 de maio de 2024. ARAÚJO, P. Clima. Disponível em:<https://antigo.mma.gov.br/clima.html#:~:text=O%20Brasil%20se%20comprometeu%20a,comparados%20aos%20níveis%20de%202005.>. Acesso em: 24, jun. 2024. Ministério do Meio Ambiente. Efeito Estufa e Aquecimento Global. Disponível em:<https://antigo.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global.html>. Acesso em: 24, jun. 2024. ONU. Causas e Efeitos das Mudanças Climáticas. Disponível em:<https://www.un.org/pt/climatechange/science/causes-effects-climate-change#:~:text=As%20mudanças%20climáticas%20afetam%20a,aumentando%20a%20vulnerabilidade%20dos%20ecossistemas.>. Acesso em: 24, jun. 2024. WWF. As mudanças climáticas. Diponível em:<https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/clima/mudancas_climaticas2/#:~:text=As%20mudanças%20climáticas%20podem%20ter,ser%20consequência%20das%20atividades%20humanas.>. Acesso em: 24, jun. 2024. D.; PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989. FARIAS, P. S. C. A cartografia escolar e o Ensino Fundamental I: limites e possibilidades. Revista Ensino de Geografia, v. 1, p. 17-34, 2018. Disponível em:<https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240411/31699>. Acesso em: 28 de maio de 2024. |