Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 8ª SÉRIE da Eja.
Esta aula foi veiculada na TV. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?
Nesta atividade de hoje iremos falar sobre os estereótipos e preconceitos que envolvem a dança.
A dança é a arte do movimento e expressão do corpo, muitas vezes em sincronia com ritmos musicais. Infelizmente, ainda persistem estereótipos e preconceitos em relação a essa forma de expressão corporal, uma vez que, socialmente, a dança costuma ser associada ao universo feminino. Essas crenças estão enraizadas em estereótipos que a sociedade criou para classificar e padronizar comportamentos femininos e masculinos. No entanto, isso é um equívoco. A dança é uma arte universal, desprovida de gênero, e qualquer pessoa tem o direito de explorar e praticar o estilo de dança que escolher.
O ballet é um estilo de dança que frequentemente enfrenta preconceito de gênero. Muitas pessoas ainda associam o ballet como algo exclusivamente feminino, devido à sua natureza suave e delicada. Esse estigma entra em conflito com o estereótipo tradicional de masculinidade. No entanto, é importante lembrar que o ballet foi originalmente criado por homens. Sua origem remonta à corte europeia por volta de 1400, quando somente homens eram permitidos como dançarinos. Naquela época, saber dançar ballet era um sinal de elevado status social e educação refinada. Somente em 1681 as mulheres foram incluídas no ballet, mais de 200 anos depois de sua criação.
ATIVIDADE 1
Assista ao vídeo abaixo, do Professor Eurim Pablo, professor daqui, da nossa Rede Municipal de Ensino de Goiânia, que traz algumas reflexões sobre o preconceito e estereótipo que permeiam a realidade do homem que dança.
O que achou da fala do Professor Eurim? Reflita sobre o assunto.
ATIVIDADE 1
Assista o vídeo abaixo e aprecie uma apresentação de Duo Contemporâneo com os bailarinos Tatiana Márcia e Gerlan Veiga.
O que você achou da apresentação? Qual a sua opinião sobre o homem que dança? Você acha que a mídia influência de algum modo (positivo ou negativo) a presença de homens na dança? Converse com seus familiares sobre esse assunto, e escreva em seu caderno, um texto sobre o assunto. Não esqueça de deixar claro sua opinião com justificativas que endossam seu ponto de vista.
ATIVIDADE 2
Assistia o vídeo abaixo, que traz uma matéria exibida pela Record Tv Goiás, que mostra a trajetória de um bailarino goiano que, hoje, brilha na Europa.
Chegamos ao final das atividades do dia! Espero que vocês tenham entendido que a dança é para todos. Dancem sempre que puderem, criando ou imitando passos, o importante é mexer o corpo. Se você não quiser dançar algum estilo de dança, como o ballet, ok, não tem problema, mas sempre respeite o direito do outro. Lembrem-se que ballet ou qualquer outra modalidade de dança, não tem nada a ver com gênero, sexualidade, etnia ou nacionalidade, é uma arte universal, que pode ser praticada e apreciada por qualquer um.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0804) Avaliar a influência midiática nas manifestações artísticas e nas danças, e como estas refletem significados diferentes na sociedade. (EAJAEF0807) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero e violência presente na dança, propondo compreensão e superação dos mesmos. |
Assista a íntegra do Programa Conexão Escola Tv, veiculado pela TV UFG e TV Sagres