Vamos conhecer mais a arte circense? Nesse programa, apreciaremos trechos de espetáculos circenses. Veremos a arte no trapézio, nas banquilhas, nos mastros. Bora apreciar?
Então, vamos começar com a boa palhaçada? Solta o vídeo. Ops, lembrando que estamos exibindo apenas trechos dos números, se você quiser assistir a tudo, entra lá no youtube Cia Corpo na contra mão, está tudo lá! (Assistir do minuto 9’30’’ a 18’54’’)
O que vai acontecer com o protagonista? Ele estava contando como se tornou um palhaço, lembra? Olha, a vida dele não era fácil, não tinha dinheiro para pagar a entrada no circo, então, ficava ali assistindo de longe, sem poder entrar. E, de repente, não mais que de repente, aparece a mais linda do circo, a bailarina. Parece que o palhaço se apaixonou por ela e, consequentemente, pelo circo. Ou seria o contrário?
Agora, veremos uma parte do espetáculo “Sem asas”… Lembrando de que esse espetáculo que vamos exibir foi realizado durante a pandemia, portanto, não há plateia presencialmente, mas, pela net, muitas pessoas já puderam assisti-lo. Então, vamos lá? Solta o vídeo! (Assistir preferencialmente do minuto 9’38’’ a 16’26’’)
Os artistas estão sem asas, mas parece que estão voando naquela cadeirinha voadora, o trapézio. Deve ser por aí o título “Sem asas”: o circo possibilita o voo, mesmo não sendo um pássaro. Que curiosidade… Será como é a continuação do espetáculo? Muito belo. Agora, para continuarmos apreciando a arte circense, vamos a mais um número da artista Maríllia Leles…
A arte é capaz de parar o tempo! A artista faz um número de Parada de Mãos, usando uma banquilha. Ela sobe e a gente não vê o tempo passar. É mesmo incrível o poder da arte. E lembrando de que a parada de mãos pode ser feita de várias maneiras, mão com mão, mão e superfícies diversas. Incrível alguém ficar equilibrado assim.
Atividade
Agora é com você. É o momento da atividade. Procure na internet um número de circo completo, assista-o, em seguida, chame seus familiares e conte o que mais marcou ao ver o número. Gostou? O que mais chamou a sua atenção? Ah, se quiser, você pode contar para os amigos, nas redes sociais, as suas impressões sobre a arte circense. Vamos lá?
Este programa foi exibido na TV no dia 25/11/2020. Assista-o na íntegra:
História | (EAJAHI0506) Compreender os conceitos de cidadania e diversidade cultural. (EAJAHI0507) Associar a noção de cidadania à democracia, aos princípios de respeito à diversidade cultural e aos direitos humanos. (EAJAHI0513) Compreender os patrimônios materiais e imateriais como documentos criados e transformados ao longo da História. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0811) Identificar as múltiplas vertentes de identidades, de sociedades e de culturas presentes em textos literários, bem como autoria e o contexto social e histórico de sua produção. |