Olá! Você já ouviu falar sobre o escambo? Com o passar dos anos o desenvolvimento das relações comerciais promoveu o surgimento do dinheiro, dos bancos, vieram os empréstimo, financiamentos, cheques e tudo mais que compõe o nosso sistema monetário. A moeda hoje parece algo muito simples, mas nem sempre foi assim., no passado não havia dinheiro e o escambo era o mecanismo para se “fazer negócios”. Vamos descobrir sobre isso?
As pessoas conseguiriam viver na cidade sem dinheiro? Você sabe porque e quando surgiu o dinheiro? Você tem curiosidade sobre a invenção do dinheiro? Vamos conhecer mais sobre esse assunto?
Atividade 1
Você conhece a palavra “escambo”? Assista ao vídeo 1
Vídeo 1
Legenda do vídeo 1: “Economês – Curiosidade” – Canal Nossa Língua, no YouTube para aprender.
Atividade 2
Agora, explique para seus familiares o que é o escambo.
Atividade 3
Ainda hoje o escambo é utilizado em algumas situações, observe o convite abaixo.
inserir a imagem do link abaixo (e incorporar o link na imagem)
Observou o convite? Responda em seu caderno
- Essa feira ocorreu quando?
- Em que local ocorreu a feira?
- Quais produtos eram possíveis trocar?
Atividade 4
Você já participou de algum evento onde as pessoas trocavam os produtos uns com os outros?
Que tal, depois que acabar o distanciamento social, você fazer uma feira dessa? Chame seus amigos! Além de economizar, você pode se divertir.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP0309) Ler, ouvir e compreender textos relativos à divulgação científica: relatos de observações/pesquisa. (EAJALP0232) Ler com autonomia gêneros textuais do campo do Estudo e pesquisa. (EAJALP0261) Pesquisar em diferentes suportes, temas utilizados em estudo |
Matemática | (EAJAMA0228) Reconhecer em situações cotidianas de compra/venda e troca, a necessidade de trocar notas, comparar valores e realizar o troco. |
EAJA – 1° Segmento – 2ª séries – Experiências e Curiosidades