Convide sua família para participar dessa atividade com você! Faremos agora uma leitura ‘visual’. Vamos olhar e analisar imagens!
Ao transitar pelos bairros de sua cidade, você deve ter percebido várias propagandas, de diferentes marcas, em painéis afixados nas laterais de muros e prédios, em madeiras, ou ainda, mais sofisticadas, que parecem TV enormes, denominadas painel de LED. Também, “circulando” pelas cidades nos vidros traseiros de ônibus e carros de empresas, dentre tantos outros lugares.
Vamos conversar sobre os painéis fixos, chamados outdoors. Não é difícil nos depararmos com vários outdoors que divulgam produtos, marcas, lugares ou pessoas.
Você já parou para pensar sobre o processo de instalação desses outdoors na rua? Antes de serem afixados, são necessárias várias etapas. Vamos falar de duas:
1º – Definir qual será o objetivo dos outdoors. Independente da marca, sempre se espera ampliar a divulgação daquilo que será exposto.
“É a forma mais eficiente e rápida de se massificar o tema de uma campanha,”
ATIVIDADE 1
Acesse o link abaixo e veja a imagem:
2º – Escolher o local onde o outdoor será instalado. É preciso analisar qual é o público e o fluxo de pessoas ou carros que circulam naquele local.
“O anúncio em outdoor atinge diversas camadas sociais e no planejamento da cobertura dos locais é possível direcionar o principal público.”
ATIVIDADE 2
Observe atentamente a imagem e reflita sobre as perguntas a seguir:
– O que está sendo divulgado nesse outdoor? Ele foi pensado para atingir qual público?
– Ao olhar para essa imagem, você foi provocado? Sentiu vontade de consumir o que está sendo divulgado?
Converse com sua família sobre o uso dos outdoors como estratégia de vendas de grandes marcas ou de marcas pouco conhecidas. Vocês acreditam que esse é um investimento que vale a pena para impulsionar os negócios?
Ainda com sua família, procure recordar se alguns de vocês consumiram ou adquiriram produtos após terem visto em um outdoor:
– Foram influenciados pela propaganda naquele formato?
– Sentiram que aquela imagem te convidava e convencia de uma falsa necessidade em ter aquele produto?
– Compraram algum item que não precisavam?
Você já ouviu uma frase famosa que diz “que a propaganda é a alma do negócio”?
Então, uma boa divulgação provoca em nós o desejo de adquirir aquilo. Por outro lado, a frustração de não conseguir comprar porque não cabe no orçamento familiar, o dinheiro não dá.
ATIVIDADE 3
Outra forma de outdoor está representada na imagem a seguir. Acesse o link e observe:
ATIVIDADE 4
Essa imagem apresenta várias palavras. Quais você conseguiu ler? Reconheceu as letras? Acesse novamente o link acima e leia as palavras.
Vamos praticar a escrita?
– Escreva seu nome no caderno.
– Observe novamente a imagem. Veja se algumas daquelas palavras começam com a mesma letra do seu nome.
– Escreva no seu caderno as palavras que você encontrou. Converse com sua família sobre o significado dessas palavras.
Fique atento aos sentimentos provocados pelos outdoors. Eles foram pensados para fazer com que você adquira ou consuma aquele produto. Controle o desejo para não fugir do orçamento pessoal e familiar!
Tenha uma boa semana!
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP0101) Ler coletivamente gêneros discursivos do campo da vida cotidiana que explorem a consciência fonológica, visando à apropriação da escrita alfabética.(EAJALP0102) Conhecer as pistas textuais, intertextuais e contextuais.(EAJALP0103) Observar as características e organização dos diferentes gêneros textuais. |
EAJA – 1° Segmento – 2ª Séries – Educação Financeira e Empreendedorismo