Olá! Você se lembra de alguma propaganda? Com certeza você já assistiu muitas propagandas, mas… algumas devem ter ficado gravadas na sua memória. As propagandas são criadas exatamente para isso, para ajuda a vender coisas e ideias, pois a maioria delas despertam nas pessoas o desejo de adquirir os produtos que nelas aparecem. Vamos ver mais sobre isso?
A propaganda provoca desejos em qualquer consumidor, cria em todos a “necessidade” de obter algo, na maioria das vezes, aquilo que as pessoas nem precisam. Nesta atividade vamos aprender mais sobre as propagandas. Vamos lá?
Atividade 1
Observe as imagens abaixo. Elas mostram algumas propagandas criativas:
Atividade 2
Você observou que há muitas propagandas.
Escolha duas, uma só com imagem e outra em que aparece algum texto.
Observe-as bem e responda oralmente:
Quais são as mensagens que elas te passam?
- Elas tentam vender algum produto? O que elas vendem?
- Elas despertaram em você o desejo de comprar o produto?
Atividade 3
Acesse o link e ouça a música “Propaganda”, do canal Jorge & Mateus Oficial no YouTube. Convide sua família para ouvir com você.
Atividade 4
Agora, converse com sua família sobre essa música
- Ela vende algo?
- Por que ela tem esse título?
Atividade 5
Agora é sua vez!
Imagine que você vende algum produto e quer aumentar suas vendas.
Vamos criar uma propaganda para isso?
- Escolha um produto.
- Quais são suas qualidades?
- O que você precisa dizer sobre ele?
- Não se esqueça de falar o preço dele ou de como ele é barato em relação aos outros.
- Grave um áudio fazendo a propaganda do seu produto.
- Mostre para sua família e pergunte se você os convenceu a comprar seu produto.
Atividade 6
Você já deve ter visto um encarte de supermercado. É um dos meios mais tradicionais que os supermercados usam para fazer propaganda dos seus produtos e preços. Observe parte de um encarte abaixo:
Suponha que você disponha de R$60,00 para comprar produtos que estão neste encarte. Faça uma lista de produtos e registre quais produtos que você conseguiria comprar com este valor.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP0136) Ler e compreender gêneros do campo da vida pública visando à apropriação da escrita alfabética. (EAJALP0141) Ler textos que circulam no campo da vida pública com diferentes finalidades utilizando suportes textuais. (EAJALP0143) Compreender a tipologia textual os tipos e a estrutura organizacional, sua função e circulação. (EAJALP0173) Produzir textos orais, com diferentes intenções e que circulam na vida cotidiana. |
Matemática | (EAJAMA0134) Comparar preços de produtos identificando o “mais caro” e o “mais barato” em situações do cotidiano para verificar se é possível comprar ou não com determinados valores. |